6 erros que matam sua estratégia de marketing digital

Em 3 ago 2015 - 1:48pm por redação

porque-sua-estrategia-de-marketing-fracassou

Esse artigo facilmente poderia se chamar “Por que minha empresa não vende online“. A verdade é que fazer marketing sem acompanhamento pode ser um pouco frustrante. Você monta o site da empresa, cria um página no Facebook, faz algumas postagens e aguarda os resultados… que não aparecem! A questão é que apenas essas medidas não garantem o sucesso do seu negócio na internet. Fazer marketing digital é um processo trabalhoso e contínuo, que precisa ser feito por profissionais ou demandam bastante tempo e estudo por parte do empresário.

A seguir, vamos listar os principais erros que você pode cometer. Um ou a combinação de alguns itens abaixo podem estar matando o marketing digital da sua empresa!

1. Não possui estratégia definida

“Quem não sabe para onde está indo, não chega a lugar nenhum”. Se você não tem uma estratégia pensada, então não tem metas para alcançar e, consequentemente, não tem como mensurar se suas ações estão dando resultado ou não.

Você precisa:

  • – Conhecer seu público-alvo;
  • – Traçar a estratégia ideal para atingi-lo;
  • – Definir metas;
  • – Trabalhar duro e com consistência;
  • – Mensurar os resultados;
  • – Rever a estratégia;
  • – Definir novas metas.

E o clico se repete continuamente. Não adianta falar que você quer aumentar o tráfego do seu site. Isso não é mensurável. Quer aumentar baseado em quê? Quantos % ao mês? Qual volume total você deseja atingir? Para isso, qual é a quantidade de posts mensais que você precisa produzir, aliado à ofertas, newsletters, compartilhamentos em social media?

2. Tem um site ruim

Ter um site do seu negócio é fundamental para sua empresa começar a aparecer na internet. Mas ele precisa passar uma boa impressão. Se ele for pesado para carregar, desatualizado, não integrado às redes sociais, com textos fracos e design precário, vai passar uma primeira impressão negativa sobre você e seu produto ou serviço. Investir na criação de um bom site, portanto, é importantíssimo.

3. Possui um design precário

O design da sua empresa precisa ser levada a sério. Um bom trabalho de design reflete na logotipo do seu negócio, na embalagem do seu produto, no layout do seu site, na comunicação nas redes sociais, influencia a percepção do público sobre sua marca e a sua proposta como empresa. Sejamos sinceros, se tivesse que escolher uma dessas duas figurinhas abaixo pra ser a cara do seu filho, qual escolheria?

bebes-lindos

Um design amador pode destruir a credibilidade da sua empresa. Não é um “artigo de luxo” que só as grandes marcas podem alcançar. É um investimento de ótimo custo-benefício que traz resultados importantes em diversos níveis.

4. Não investe em conteúdo

O marketing de conteúdo te destaca dos concorrentes, é útil na vida do seu público alvo, faz você construir credibilidade ao se portar como autoridade no seu ramo de atuação e muito mais! Você capta novos clientes e fideliza os antigos, que são atraídos, e mantidos, pela qualidade, não apenas dos produtos e/ou serviços da empresa, mas do conteúdo apresentado.

O-que-o-Marketing-de-Conteúdo-pode-fazer-para-sua-empresa

Não dá mais para pensar e fazer marketing do modo “tradicional”, que é impositivo e interrompe o cliente para captar a atenção por um breve momento. É o que acontece quando se faz publicidade em outdoor, jornal, revista, televisão ou com panfletos.

O marketing de conteúdo, por outro lado, se encaixa no inbound marketing, ou seja, é uma técnica de marketing de atração. Ele fornece informações valiosas e atrai o público alvo, educando-o e envolvendo-o para comprar no futuro. A atração pelo conteúdo gera valor para a marca, criando reciprocidade.

5. Se importa mais com curtidas do que com engajamento

Muitos empresários acreditam que uma página com muitas curtidas é o objetivo final do marketing digital. Pois eles estão redondamente enganados. Adianta ter uma página com número expressivo de pessoas que não interagem com você ou não ligam para o seu produto? Mais vale 20 likes que compartilham, comentam e curtem suas publicações (e com isso, eventualmente, compram seus produtos) do que 200 pessoas que curtiram sua página mas não tem interesse no que você faz.

Pense nisso antes de basear sua comunicação nas redes sociais em posts de gatinhos fofos desejando bom dia. A produção de conteúdo que falamos no item anterior é de grande ajuda nesta questão.

social-marketing

6. Não cria relacionamento

Toda estratégia de marketing digital cria diversos pontos de contato entre empresa e público, através do seu site, blog, e-mail, perfis nas redes sociais e etc. Se você não aproveita isso para ouvir e se relacionar com ele, está deixando de lado grandes oportunidades. Ouvir seus clientes, suas dúvidas e anseios, serve para guiar a produção do melhor conteúdo para eles, fidelizá-los, torná-los verdadeiros fãs da sua marca e até mesmo identificar insights para criação de novos produtos e serviços. Leia o que estão dizendo e procure sempre responder.

Comentários no Facebook