6 passos para você planejar sua estratégia de marketing de conteúdo

Em 2 ago 2015 - 11:45pm por redação

definir-canais

Você leu nossos posts falando sobre o conceito de marketing de conteúdo e se convenceu que é uma estratégia essencial para sua marca ser mais relevante na internet? Quer começar e não sabe como? Hoje vamos explicar 6 passos que você deve seguir para começar a colocá-la em prática. Vamos lá!

1. Defina seu público-alvo

Quando se trata de qualquer estratégia de marketing, a primeira coisa que é necessário pensar é com quem você está falando. No marketing de conteúdo não é diferente. Este passo é essencial e irá nortear toda a sua estratégia. Lembre-se que é essencial que seu conteúdo seja útil e relevante para seu público. Portanto, se você não sabe com quem está falando, é provável que não consiga produzir conteúdo direcionado e que funcione.

publico-alvo-boliche

2. Determine os objetivos

Objetivos diferentes pedem estratégias diferentes. Se você é uma empresa que está começando e deseja se posicionar no mercado, sua estratégia é completamente diferente de uma empresa já estabelecida que deseja aumentar a fidelização e engajamentos de seus clientes. Saiba onde você quer chegar para, então, definir como chegar.

3. Define os formatos de conteúdo

O conteúdo pode existir nos formatos texto, imagem, áudio e vídeo. Esses formatos se desdobram diversas modalidades: postagem em blog, infográficos, podcasts, entrevistas, vídeos, e-books, tutoriais, etc. Escolha os conteúdos que mais irão agradar seu público, mas não esqueça de levar em conta seu orçamento. Alguns tipos de conteúdo são bem mais caros que outros.

4. Selecione os canais de distribuição

Agora que você já sabe com quem vai falar e com qual objetivo, é preciso pensar como você irá distribuir esse conteúdo. Afinal, se você produzir um e-book e não divulgá-lo, ninguém vai ler. Para isso, você deve começar respondendo duas perguntas: onde seu público-alvo está e quais os principais pontos de contato entre seu público e sua empresa? Respondendo essas duas perguntas, você consegue saber onde seu público está na internet (No Facebook? No Twitter? Vendo vídeos no YouTube? No Instagram? Lendo e-mails?) e quais pontos de contato você já cobre e em quais precisa começar a investir.

planejando-sua-estrategia-de-marketing-conteudo

5. Defina a periodicidade da produção de conteúdo

Uma das coisas que mata uma estatégia de marketing de conteúdo é não manter a produção constante do mesmo. Lembre-se que esta é uma estratégia de médio/longo prazo. Criar um blog e abandoná-lo não só não traz resultado, como ainda vende uma imagem negativa da sua marca. Defina uma periodicidade para os conteúdos que escolheu produzir e cumpra. Não adianta definir que irá fazer uma postagem de texto por semana no blog, um podcast a cada duas semanas e um vídeo para seu canal no YouTube por mês, e não dar conta disso. Tenha o pé no chão neste momento!

6. Mãos à obra

Agora que você já sabe com quem vai falar (público-alvo), por quê e como vai falar (objetivos), através de quais canais vai falar e já montou seu calendário de produção de conteúdo, agora é botar a mão na massa! Crie seus textos, infográficos, vídeos, podcasts, e-book, enfim, as opções são as mais diversas! Aqui, voltamos a bater na tecla: seja relevante, e não publicitário. Não tente vender nada, apenas tente agregar algo à vida do seu cliente ou potenciais cliente.

E aí, você já planejou a sua estratégia? Já está executando? Tem alguma dúvida? Conte pra gente aqui nos comentários!

Comentários no Facebook