Dropbox adota autenticação de dois fatores via chave USB

Em 12 ago 2015 - 6:37pm por redação
Dropbox adota autenticação de dois fatores via chave USB

O Dropbox anunciou nesta quarta-feira, 12/8, mais um passo para aumentar a segurança dos seus usuários.

A partir de agora, quem optar pela autenticação de dois fatores para acessar sua conta, poderá usar um pendrive especial para isso, em vez da entrega padrão do código, via SMS.

“Hoje estamos adicionando as chaves de segurança Universal 2nd Factor (U2F) como um método adicional para a autenticação de dois fatores, te dando uma proteção de autenticação mais forte”, afirma a empresa em seu blog.

Como funciona

Após digitar sua senha no site ou app, o usuário precisa inserir o pendrive na entrada USB da máquina em vez de digitar o código de segurança enviado via SMS.

De acordo com o Dropbox, esse método é mais seguro do que o envio via SMS em ataques de phishing, por exemplo, já que criminosos podem criar uma versão falsa do site do Dropbox para enganar o usuário a digitar sua senha no local.

A empresa ainda destaca que, ao contrário dos smartphones, o pendrive nunca fica sem bateria, evitando, assim, de deixar o usuário na mão.

Modelos

O Dropbox aponta que é necessário usar uma chave de segurança que atenda um padrão chamado FIDO Universal 2nd Factor (U2F), da FIDO Alliance – o acessório pode ser configurado para funcionar com a sua conta do Dropbox e outros serviços.

Comentários no Facebook