É oficial: Qualcomm lança próxima geração de chipsets Snapdragon 820

Em 12 ago 2015 - 12:26pm por redação
É oficial: Qualcomm lança próxima geração de chipsets Snapdragon 820

Depois de muita especulação sobre a próxima geração de chipsets da Qualcomm, a fabricante oficialmente lançou sua mais recente menina dos olhos: o Snapdragon 820. O anúncio foi feito pela companhia nesta quarta-feira, 12,  durante a Siggraph 2015 – que acontece em Los Angeles nesta semana.

Lançar oficialmente o Snapdragon 820 em um dos maiores eventos mundiais de computação gráfica tem sua razão de ser. Munido do também inédito Adreno 530 GPU (Graphics Processing Unit), o chip promete entregar performance gráfica significativamente mais avançada em relação ao seu antecessor, o Snapdragon 810. 

Em resumo, o novo processador permitirá avançado nível de preciosismo para usuários finais exigentes. Segundo a Qualcomm, smartphones equipados com tal tecnologia serão capazes de gerar fotos e vídeos mais apurados e, consequentemente, proporcionar alto desempenho para jogos: “desempenho móvel que rivaliza com o que os usuários atualmente recebem na sala de estar”, compara a fabricante. 

Por meio da arquitetura do novo Adreno 530, a Qualcomm garante entregar mais velocidade e suporte para gráficos móveis de alta qualidade em uma conta que, no final do dia, não prejudicará a bateria de dispositivos. Afinal, quando se trata de mobilidade e suas potencialidades, não é possível comprometer sua eficiência energética.

“Nós estamos significativamente melhorando as capacidades de processamento visual de próxima geração do Snapdragon para apoiar experiências de usuário ligados à fotografia computacional, visão computacional, realidade virtual e gráficos foto-realistas em dispositivos móveis, ao mesmo tempo que maximizamos a vida da bateria”, defende Tim Leland, vice-presidente de produto da Qualcomm.

O Snapdragon 820 permitirá redução de cerca 40% de consumo de energia e performance 40% mais rápida para gráficos e GPGPU quando comparado a sua versão anterior, o Adreno 430.

Fora isso, o novo processador também traz o inédito Qualcomm Spectra 14-bit, unidade de Image Signal Processing (ISP) projetada para suportar fotografias de qualidade superior a DSLR e reforçada visão de computador. 

Entre os avanços, o Spectra permitirá suporte para até três câmeras simultâneas (por exemplo, uma voltada para o usuário, e duas traseiras), e até 25 megapixels a 30 quadros por segundo. Da mesma forma, recursos inteligentes de reconhecimento facial e de objetos em tempo real utilizando inteligência artificial para categorizar imagens.

Segundo a Qualcomm, mais de 1 bilhão de dispositivos móveis se beneficiam dos processadores Snapdragon atualmente. A expectativa é que uma nova geração de smartphones munidos do 820 estejam disponíveis no mercado no primeiro semestre de 2016. Rumores de que o Samsung Galaxy S7 e o Xiaomi Mi 5 poderiam adotar tal processador foram divulgados. A Qualcomm, por sua vez, não confirmou tal informação.

*Jornalista viajou a Los Angeles a convite da Qualcomm Technologies. 

 

Comentários no Facebook