Elevador espacial pretende elevar astronautas a uma altura de 20 km

Em 18 ago 2015 - 8:16pm por redação
Elevador espacial pretende elevar astronautas a uma altura de 20 km

Uma empresa canadense, a Thoth Technology Inc, especializada em defesa e tecnologia espacial, recebeu recentemente uma patente norte-americana para um elevador cuja meta é ascender a uma altura de 20 quilômetros acima da superfície terrestre. O veículo seria usado para lançamentos de naves e sondas espaciais. 

O elevador seria pressurizado e teria vantagens além das ambições espaciais, podendo ser aplicado para geração de energia eólica, comunicações e até mesmo turismo, explica a empresa em seu site, apesar de não dar maiores detalhes sobre tais aplicações.

Elevadores do tipo têm sido considerados, até então, como uma tecnologia teórica, ao mesmo tempo que são anunciados como alternativa mais barata para lançamentos de foguetes. 

A tecnologia, diz a Thoth, oferece uma nova forma de acessar o espaço usando hardware totalmente reutilizável e capaz de gerar uma economia superior a 30% quando comparado ao uso de combustível para foguetes tradicionais. Da mesma forma, seu uso diminuiria consideravelmente os custos em longo prazo. 

A ideia é que astronautas poderiam subir os 20 km através do elevador e a partir do topo da torre, espaçonaves seriam lançadas em uma única etapa para a órbita, retornando a torre para reabastecimento, explicou Brendan Quine, inventor do projeto. 

Caroline Roberts, presidente e CEO da companhia, acredita que a torre espacial – junto com tecnologias que permitirão pouso autônomo de foguetes – integrarão uma nova era de transporte espacial. 

 
 
 

Comentários no Facebook