Em breve, Cortana poderá ligar Windows 10 ao som de sua voz

Em 20 ago 2015 - 2:25pm por redação
Em breve, Cortana poderá ligar Windows 10 ao som de sua voz

Atualmente, você pode pedir para a assistente pessoal do Windows 10 para lembrá-lo de comprar leite, ditar um e-mail e dizer para você o quão alto é o Empire State Building. Mas no ano que vem, você poderá dizer a ela para ligar o seu computador, mesmo que você ainda estiver em sua cama. 

Durante o Intel Developer Forum nesta semana, a Intel mostrou duas tecnologias que, juntas, ajudarão a acordar o seu PC ao som da sua voz. O primeiro recurso é o “wake on voice” – baseado na tecnologia Smart Sound da Intel e irá estrear no processador Skylake. A outra – Intel Ready Mode – é um estado de baixa energia que pode ser encontrado dentro do Haswell, Broadwell, e agora nos chips do Skylake.

E como funcionará? O seu computador poderá estar no estado standby, mas será “acordado” – podendo então realizar varreduras para vírus, baixar e-mails, e sem a necessidade de estar completamente ligado. Quando você disser “Hey Cortana”, o sistema irá ligar completamente e mostrará a tela bloqueada. A essa altura, você conseguirá informar sua senha ou PIN – ou ainda se você tiver o Windows Hello instalado – simplesmente sentar-se a sua mesa e deixar que o seu computador o reconheça. 

Por que isso importa

O Windows Hello é uma conveniência, mas isso serve como uma segurança: seu computador pode reconhecê-lo por seu rosto e autenticá-lo em outros sites através da Internet (a tecnologia da Intel, True Key, funciona de forma similar). A tecnologia Smart Sound é muito mais que um luxo, afinal de contas, você poderia certamente tocar a barra de espaço do seu computador ou o botão de ligar para fazer o mesmo trabalho, certo?

Enquanto a tecnologia Ready Mode já se encontra ativa em milhares de PCs, a Smart Sound somente será lançada no próximo ano, disse um engenheiro da Intel. Ao que parece, você conseguirá o “wake on voice” no Windows 10 ao acessar o menu configurações, da mesma forma que você consegue acessar o Windows Hello. A outra possibilidade é que você conseguirá ativá-lo via configurações da Cortana.  

 

Comentários no Facebook