Festival em SP discute o uso da tecnologia para melhorar a vida nas cidades

Em 20 ago 2015 - 8:09pm por redação
Festival em SP discute o uso da tecnologia para melhorar a vida nas cidades

O centro de São Paulo será palco – dos dias 21 a 23 – do Festival Red Bull Basement, encontro que vai reunir desenvolvedores de software, makers, designers, urbanistas, artistas digitais e pesquisadores para discutir o uso criativo de tecnologias em soluções para centros urbanos. 

O evento contará com workshops, conversas, hackathon e sessões abertas ao público. A participação é gratuita.

O holandês Martijn de Waal, pesquisador de Mídias Urbanas & Poder da Cidadania da Amsterdam University of Applied Sciences, autor do livro City as Interface, é um dos destaques. 

Waal é criador do projeto Mobile City, que investiga o uso das tecnologias digitais na vida urbana, e  fará parte de diversas atividades do festival, incluindo o workshop Cidades Hackeável e o Hackaton. 

Nestas atividades, os participantes sairão pelo centro da cidade de São Paulo detectando problemas na região para depois criarem protótipos oferecendo soluções. 

Além de palestras e debates, o festival terá também performances, oficinas e atividades práticas, como a  Bike Hack, em que interessados podem construir dispositivos para bicicletas e auxiliar os ciclistas na mobilidade diária.

Fernando de Mello, Secretário de Urbanismo da Cidade de São Paulo, é um dos convidados do Debate Espaço Urbano, que discutirá o papel do poder público e privado na questão do planejamento e organicidade das cidades. 

O Red Bull Basement também terá uma residência para desenvolvedores digitais. Durante três meses, cinco selecionados participarão de um programa para a produção de projetos experimentais que usem tecnologias digitais para repensar formas e soluções de viver o dia a dia na cidade de São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo site até 26 de agosto.

Para ver a programação completa, acesse o link.

 

Comentários no Facebook