Google lança iniciativa para popularizar energia solar de uso doméstico

Em 17 ago 2015 - 8:44pm por redação
Google lança iniciativa para popularizar energia solar de uso doméstico

O Google anunciou uma nova iniciativa que pode tornar a adoção de energia solar ainda mais fácil.

Batizado de Project Sunroof, o Google consegue calcular – por meio do Google Maps – o quanto de luz solar o telhado de uma casa recebe em um ano (levando em conta os momentos de sombra feitas por estruturas próximas e árvores, assim como um modelo 3D do seu telhado) e estimará o quanto de energia você poderia economizar. A ferramenta então irá recomendar o tamanho necessário de um painel solar e também sugerir fornecedores para instalá-lo em sua área. 

Infelizmente, o serviço está disponível em áreas limitadas dos Estados Unidos: Boston, São Francisco e Fresno. Entretanto, usuários norte-americanos podem colocar seu código de área e endereço de e-mail para serem notificados sobre quando o serviço chegará a área deles.

A expectativa é que isso aconteça até o final de 2016, quando os incentivos federais irão expirar. Nos Estados Unidos, os subsídios federais cortam os custos de um sistema de energia solar em 30%, o que permite uma economia de US$ 6 mil ou mais, além das economias na conta de energia elétrica. 

 

Comentários no Facebook