Marcas nacionais lançam domínios de web com nomes próprios na Rio Info

Em 18 ago 2015 - 11:30am por redação
Marcas nacionais lançam domínios de web com nomes próprios na Rio Info

Natura, Vivo, Bradesco, Itaú, Rede Globo, Ipiranga e Uol são as primeiras empresas privadas brasileiras a obterem domínios com o nomes de suas marcas como “.natura”, “.vivo” etc, em substituição às extensões genéricas “.com.br” ou .org”. 

A assinatura do contrato de concessão dos domínios será realizada durante o evento Rio Info 2015, que acontece no Rio de Janeiro entre 15 e 18 de setembro, e contará com a presença de Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade internacional responsável pela coordenação da identificação dos indicadores públicos da internet, o sistema de domínios e os números de IPs.

“Algumas marcas solicitam o domínio por uma questão de segurança, além da exclusividade em ter o nome da marca no próprio domínio”, conta Daniel Fink, gerente de relacionamento da ICANN no Brasil. Segundo Fink, “mais de 1300 novos domínios devem ser criados nos próximos anos em todo o mundo. Desde que iniciamos o programa, mais de 600 já foram aprovados. Um dos desafios é divulgar esse novo formato para o usuário”.

A ICANN lançou o programa de novos nomes de domínio em junho de 2011. Entre 2012 e 2013, quase duas mil empresas solicitaram um domínio no novo formato. “Esta foi a primeira grande expansão dos nomes de domínio de topo. Está tudo indo bem e já existem planos de lançamento de uma nova chamada, para que outras empresas ou instituições solicitem seus registros nos próximos anos”.

O Rio de Janeiro se tornou pioneiro da América Latina no uso de domínio com o nome da própria cidade. No ano passado foi lançada a campanha Meu Domínio .Rio (www.meudominio.rio), para que empresas e pessoas físicas da cidade pudessem solicitá-lo. A cidade entrou no mesmo patamar digital de Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim, por exemplo.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade nacional gestora do domínio web “.br”, também adquiriu novos domínios com nomes em português, o “.final” e o “.bom”. Dessa forma, a NIC.br expande a oferta de domínios, além do “.br”, caracterizado como Country Code Top Level Domain (ccTLD), o qual detêm o registro desde 2005. 

O Rio Info é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio do Sebrae/RJ e Fenainfo. Os dados acumulados das doze edições anteriores somam mais de 15 mil participantes, duas mil empresas entre brasileiras (de 20 estados) e estrangeiras (16 países) e potencial de negócios de R$200 milhões. Confira a programação completa pelo site www.rioinfo.com.br.

Comentários no Facebook