Microsoft testa NewsCast, aplicativo que lê as notícias para o usuário

Em 16 ago 2015 - 8:48pm por redação
Microsoft testa NewsCast, aplicativo que lê as notícias para o usuário

Sem barulho, a Microsoft está testando um aplicativo móvel feito para pessoas que, assoberbadas por um grande volume de notícias diárias para acompanhar, gostariam de ter alguém que lhes resumisse os acontecimentos enquanto fazem suas atividades diárias.

O app, chamado NewsCast, não foi oficialmente lançado e foi descoberto pelo analista Brad Adams, da Neowin.  No site do NewsCast, a explicação é que o app é uma prova de conceito criada pelos times de News e Speech do Bing e aparentemente teria sido criado apenas para testes internos. Depois da divulgação da notícia o acesso ao site (http://newsradio.azurewebsites.net/NewsCastLanding) foi bloqueado.

O app funciona apenas na versão para iOS (é de se imaginar que a versão para Windows Phone está sendo testada pelos funcionários da Microsoft). O NewsCast agrega artigos da web de várias fontes e lê em voz alta resumos desses artigos para seus usuários seguindo uma playlist contínua. Os usuários podem salvar o artigo completo para ler mais tarde dentro do próprio app.

O objetivo é manter os usuários informados em situações de movimento, como no trânsito, ou quando estão ocupados com outra atividade e não conseguem se focar na tela dos smartphones.

Antes do bloqueio, era possível baixar o aplicativo no site. Baixamos uma cópia e instalamos num iPhone 5S. O NewsCast não está cadastrado na loja iTunes e quando você faz o download e pede para instalar, o iPhone pede que o usuário autorize a instalação. 

Nessa versão atual o app não permite por exemplo filtrar as fontes de notícias ou mesmo agregar novas fontes. Mas é possível criar uma lista de favoritos a partir das notícias listadas. Um botão de Feedback ativa o envio de um email para os criadores do app e solicita ao usuário para responder três perguntas, incluindo o que gosta, o que não gosta e o que gostaria de agregar nas futuras versões. 

Por email, uma porta-voz da Microsoft confirmou que o app foi criado para testes internos e que a companhia não pretende divulgar seus planos para o futuro do NewsCast. “NewsCast para iOS é uma experiência interna. Estamos constantemente atualizando e refinando a experiência de buscas no Bing e antes de implementar quaisquer mudanças nós testamos intensamente para garantir a melhor experiência possível. Quando tivermos mais informações nós compartilharemos.”

 

Comentários no Facebook