Por que sua empresa precisa de um blog?

Em 3 ago 2015 - 12:22pm por redação
Girl on tablet with social media icon chalkboard

Girl on tablet with social media icon chalkboard

Muitos empresários ainda não entendem a importância de criar um blog para sua empresa e mantê-lo atualizado. Independente do tamanho do seu negócio, ele é fundamental para incrementar sua estratégia de marketing digital, consolidar sua marca e aumentar seu alcance na internet.

Por isso, resolvemos listar 5 motivos pelos quais você pode perder excelentes oportunidades de negócio ao não investir em um. Acredite, são os motivos abaixo que nos motivam a trabalhar neste blog que vos fala!

1. Aumenta as visitas do seu site.

Você sabia que empresas que blogam atraem 55% mais visitas do que empresas que não o fazem? E que empresas que postam 20 ou mais vezes por mês atraem cinco vezes mais visitas do que as que publicam apenas 4 vezes ou menos? Isso porque investir em conteúdo faz seu blog, e consequentemente sua empresa, posicionar-se cada vez melhor nos resultados dos sites de busca, gerando mais tráfego orgânico!

2. É barato.

Além de eficiente, como pudemos ver no item anterior, ter um blog é a maneira mais barata de executar uma estratégia de marketing de conteúdo. Um pouco de estudo, uma boa escrita, tempo e dedicação já são suficientes para começar por contra própria, com custos baixíssimos.

escrevendo-seu-blog

Outras opções são delegar para um funcionário, contratar um para a função ou procurar uma agência de comunicação e marketing como a Videobes. O ponto central é que um blog é composto basicamente por textos e imagens, formatos de conteúdo mais baratos de produzir do que outros, como vídeos, que demandam esquipamentos e estrutura.

Além disso, o blog é para sempre. No marketing tradicional, se você interrompe a distribuição de um panfleto ou um anúncio em revista, por exemplo, você para de ter resultados. O contrário acontece com o conteúdo que você produzir para internet, ele estará sempre lá, gerando novas visitas e clientes.

3. Aumenta sua autoridade e credibilidade.

Seu blog deve tratar da área de atuação da sua empresa e refletir os interesses do seu público alvo ideal. Produzindo conteúdo de qualidade, você mostra que é uma autoridade no assunto e ganha credibilidade, e consequentemente, visitas no site, fãs e clientes. Quando eles precisarem do seu produto ou serviço, vão lembrar de você com carinho.

Veja o nosso exemplo aqui na Videobes: queremos atingir empresários que desejam melhorar sua presença online e fazer mais negócios através da internet. Portanto, esse blog serve exatamente para atrair esse público e mostrar que nós sabemos como suprir essa demanda. Na pior das hipóteses, vamos ganhar a simpatia de um visitante que achou nosso conteúdo útil. Na melhor, ganhamos ou fidelizamos um cliente. Não tem tempo ruim, a menos que seu conteúdo não seja bom, é claro.

4. Movimenta suas redes sociais.

blog-conteudo

“Sabe aquele amigo chato que só fala de si mesmo nas festas? Sua empresa não quer ser esse cara”. Se as redes sociais da sua empresa só falam de seus produtos produtos e serviços ou alternam isso com posts inúteis de “bom dia” ou gatinhos fofos para ganhar likes, provavelmente você está tendo dificuldades para ver resultados com marketing digital.

Com produção de conteúdo de qualidade, você vai ter sempre algo realmente interessante para compartilhar. Dessa forma, você vai envolver seu público alvo e terá mais chances de torná-los seus clientes. Além, é claro, de fidelizar os que já existem, que vão sentir que sua empresa é cada vez mais imprescindível para eles.

5. Cria relacionamento.

Um blog é uma ótima ferramenta para estreitar relacionamento com seus clientes. Você pode, e deve, incentivar interações, comentários, perguntas e feedbacks a respeito da sua área de atuação. Além disso, as perguntas dos leitores nos comentários e a análise periódicas das visitas do seu site permitem você saber quais temas são mais populares, geram mais dúvidas, quais palavras-chaves mais buscadas e muito mais. Tudo isso vai guiar sua estratégia de marketing de conteúdo, seus próximos posts e até gerar insights para criação de novos produtos ou serviços.

E você? Já investe em um blog para sua empresa? Como tem sido os resultados? Conta pra gente! 😉

Comentários no Facebook