Qualcomm equipará celulares com tecnologia de reconhecimento facial

Em 11 ago 2015 - 9:59pm por redação
Qualcomm equipará celulares com tecnologia de reconhecimento facial

Em breve, aplicativos para câmeras de smartphones terão mais habilidade para reconhecer objetos e rostos do que, bem, a sua apurada memória. 

Durante a Siggraph 2015 – evento de computação gráfica que acontece em Los Angeles, CA, nesta semana, a Qualcomm apresentou sua tecnologia de detecção de cenários e objetos em tempo real. 

Basicamente, o “Snapdragon Scene Detection” utiliza inteligência artificial para reconhecer e destacar temas de uma imagem – tecnologia que integra parte de um projeto maior da fabricante de chips que usa aprendizado de máquina, o chamado Zeroth. 

Diferente de outras soluções que precisam enviar dados de uma imagem para plataformas na nuvem, a Qualcomm apresenta uma tecnologia para ser incorporada diretamente nos dispositivos.

Apesar de parecer um recurso interessante para câmeras, o horizonte do Snapdragon Scene Detection é bem mais amplo, assim como as possibilidades de sua plataforma Zeroth.

“Nossa plataforma está expandindo, e isso é muito mais que aprendizado de máquina. Diz respeito a todas interações naturais que poderemos ter com nossos dispositivos. Automaticamente, o seu smartphone vai reconhecer aquilo que é melhor para você”, afirma um dos representantes da Qualcomm.

Os planos da Qualcomm miram desde apps para câmera de smartphones a parcerias envolvendo montadoras de carros, fabricantes de drones e robôs. E por que tal saída? Software capazes de reconhecer em tempo real objetos e obstáculos podem integrar novas habilidades de navegação automática de carros e drones.

Segundo a companhia, o Snapdragon Scene Detection será comercializado a partir de setembro deste ano, com previsão de que os primeiros smartphones apresentem tal recurso de fábrica no início de 2016.

*A jornalista participa da SIGGRAPH 2015 a convite da Qualcomm

 

 

Comentários no Facebook