Apple migra parte da sua nuvem da Amazon para o Google

Em 17 mar 2016 - 3:00pm por redação
Apple migra parte da sua nuvem da Amazon para o Google

A Apple pretende mover parte do seu iCloud e outros serviços de dados da Amazon Web Services para a plataforma em nuvem do Google, no que parece ser uma aposta da fabricante dos iPhones de diversificar sua lista de provedores.

O processo ocorre apesar de a companhia investir na construção de novos data centers, o que faz parecer a medida como algo temporário. 

Google e Apple disputam o mercado de smartphones e dispositivos. Em outras vertentes tecnológicas, porém, as organizações não têm ofertas que competem entre si.

Depois de assinar o contrato com a gigante de buscas, que teria sido fechado ao final de 2015, a empresa fundada por Steve Jobs reduziu significativamente sua dependência de soluções AWS, onde rodava partes do iCloud e outros serviços de nuvem.

Estima-se que a Apple estaria investindo algo entre US$ 400 milhões e US$ 600 milhões nesse projeto. Porém, não há clareza se isso seja um total anual ou por uma quantia específica de capacidade.

Procuradas pela reportagem, Google, AWS e Apple preferiram não comentar o acordo. Vale citar que a companhia também usa serviços Azure, da Microsoft.

 

A Apple está prestes a entregar um “centro de comando” em Mesa (Arizona/EUA). A empresa também tem planos de operar data centers na Irlanda e Dinamarca a partir de 2017.

Comentários no Facebook