Google se junta ao Facebook no projeto Open Compute

Em 10 mar 2016 - 8:24pm por redação
Google se junta ao Facebook no projeto Open Compute

O Google se juntou ao Open Compute Project. A gigante de buscas ingressa na iniciativa encabeçada pelo Facebook com a proposta de um novo design para racks de servidores que pode ajudar empresas a cortarem custos com energia elétrica em seus data centes.

O OCP é um esforço lançado pela rede social há seis anos como forma de criar um conjunto de mecanismos para transformar e trazer mais eficiência aos centros de processamento de dados a partir de sistemas abertos.

O rack proposto pelo Google distribui energia a servidores a 48 volts – sendo que o padrão em uso nos data centers atualmente é de 12 volts. A diferença ajudaria a dar mais poder computacional aos equipamentos. A companhia afirma que o novo design é mais eficiente, pois reduz em 30% as perdas com conversão elétrica.

A solução já é utilizada aos milhares nos centros de processamento da própria companhia de buscas, que garante que a tecnologia está pronta para utilização massiva.

A maior voltagem não é única proposta da empresa, que sugere também uma configuração “mais rasa” dos racks, facilitando a acomodação em corredores mais estreitos. A provedora indica que, mesmo com essa redução de tamanho, seria possível acomodar servidores padrão nessas estruturas.

Google e Facebook, aparentemente, trabalharam em conjunto no desenvolvimento da solução. A rede social, inclusive, poderia usar os “armários” de 48 volts em seus data centers. Isso seria uma cooperação pouco usual, uma vez que as empresas competem em outras áreas.

Não estão claros os motivos que levaram a gigante de buscas a ingressar na OCP agora. Sua afiliação, porém, faz com que apenas a Amazon Web Services (AWS), dentre os grandes provedores de cloud, não faça parte do grupo.

 Vale lembrar que a Apple, sempre reservada em suas ações, anunciou a entrada no projeto em 2015. Essa semana, ainda, a Microsoft passou a integrar o board do programa.

Comentários no Facebook