Novo padrão DisplayPort 1.4 terá suporte para telas 8K e USB-C

Em 2 mar 2016 - 7:22pm por redação
Novo padrão DisplayPort 1.4 terá suporte para telas 8K e USB-C

Grandes mudanças estão a caminho do padrão de telas DisplayPort, com a versão 1.4 prometendo suporte para monitores 8K. O DisplayPort 1.4 permitirá que telas 8K sejam ligadas a laptops, smartphones e outros aparelhos por meio de uma entrada USB-C. O novo padrão foi anunciado pela associação VESA (Video Electronics Standards Association) nesta semana.

O conector USB-C já está ganhando popularidade, então o DisplayPort 1.4 será fácil de implementar nos aparelhos. Há um outro conector 8K em desenvolvimento chamado SuperMHL que exige novas entradas, mas também pode ser colocado em conector USB-C.

As TVs 4K estão começando a ganhar popularidade, mas serão substituídas pelo 8K no futuro próximo. A Sharp foi a primeira a revelar uma TV 8K por impressionantes 133 mil dólares. Outras fabricantes já mostraram televisores do tipo e planejam lançá-las a tempo das Olimpíadas de Tóquio de 2020, que será exibida em 8K.

Ainda é um desafio transferir vídeo 4K em tempo real por meio de uma entrada USB-C considerando a quantidade de largura de banda necessárias. Mas a VESA descobriu uma maneira de resolver o problema da transferência de vídeo 8K. Uma tecnologia Display Stream Compression (DSC) no DisplayPort 1.4 é feita para comprimir vídeo em pacotes menores, o que tornará possível transmitir vídeo em 8K a partir de um aparelho para telas. A associação diz que a qualidade do vídeo não será afetada pela compressão.

O novo padrão é um grande salto em relação ao anterior DisplayPort 1.3, que já está em computadores e possui largura de banda para suportar dois monitores 4K.

O DisplayPort é especialmente popular em computadores corporativos, enquanto que o HDMI é o conector de telas para gadgets e PCs do consumidor final.

Comentários no Facebook