SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

Em 17 mar 2016 - 11:07am por redação
SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

O prêmio de Inovação do SXSW Interactive apresentou nesta terça-feira (15/3) os vencedores da sua 19a. Edição. Como de costume, um misto de festa e cerimônia tomou conta do Hilton Austin que, além das empresas finalistas e convidados, teve em seu palco o homenageado do Hall of Fame do SXSW, Baratunde Thurston. O prêmio pode ser encarado como uma seleção heterogênea de produtos, protótipos e soluções que apontaram mais do que tendências. São soluções para realidades múltiplas, mostrando a força da colaboração e transparência de informação para o futuro da sociedade em diversas áreas.

Pela primeira vez desde 1994, os cinco finalistas em cada categoria puderam apresentar seus produtos e protótipos para o público geral da feira. O SXSW Innovation Awards Finalist Showcase aconteceu um dia antes da cerimônia de premiação e foi uma incrível oportunidade para experimentar as principais tendências do mundo conectado.

Fundamentado no tripé Inovação, Inspiração e Criatividade o SXSW Interactive apresentou produtos em 13 categorias nas áreas de Saúde e Biotecnologia, Inovação em Conectar Pessoas, Inovação 3-DIY, Música e Áudio, Nova Economia, Privacidade e Segurança, Design Responsivo, Sci-fi nunca mais, Inovação Estudantil, Wearables, Experiências de Mídias Visuais e Realidade Virtual e Aumentada.

Após conferir os finalistas no Showcase, o público da feira pôde também escolher seus preferidos para a categoria People’s Choice Awards.

Dos 13 ganhadores, 9 são americanos, mostrando a liderança do país em inovação e disrupção tecnológica ainda que cada vez mais atores internacionais tenham entrado em campo nos últimos anos, inclusive o Brasil. É interessante ressaltar que algumas dessas inovações são provenientes de crowdfunding como o Peeple e a Lily Camera.

 

HEALTH, MED & BIOTECH
Premia as novas tecnologias que promovem maior qualidade, eficiência e redução de custos na prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados em saúde e medicina

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

DESKGEN by Destop Genetics | London

A plataforma é voltada para cientistas e pesquisadores do campo da genética. Através de serviços na nuvem, banco de dados e ferramentas de compartilhamento entre colegas, é uma ferramenta que pode alavancar os estudos em genética, principalmente entre estudantes e universidades de países com menos recursos, já que o serviço é 100% gratuíto para a academia.

INNOVATION IN CONNECTING PEOPLE
Premia a melhor maneira de se conectar e comunicar

Depois de ganhar o SXSW 2015 com “Project Daniel” na categoria Innovative 3-DIY, o Not Impossible Now ganhou em 2016 com o projeto “Don’s Voice”. Depois de 25 se comunicando através do olhar e uma tabela com letras e números que sua esposa Lorraine segurava em frente a ele, o fazendeiro Don pode “falar” novamente, ganhando independência. A ferramenta desenvolvida pelo Not Impossible Now Labs conta com eye-tracking, um banco de palavras e auto-falantes. Hoje, Don consegue produzir duas palavras e meia por minuto. Com 3 ou 4 palavras por minuto, ele conseguirá estabelecer um diálogo real e funcional com as pessoas ao seu redor.

INNOVATIVE 3-DIY
Premia aqueles que tornam a tecnologia de impressão 3D mais acessível ou que usam a tecnologia de maneira inovadora.

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

Wevolver by Wevolver | London, ENG

Baseados na cultura do Open Source, que começou muito atrelada ao desenvolvimento de Software, o pessoal do Wevolver criou uma plataforma colaborativa de Open Hardware. A ideia é “encorajar a inovação através da colaboração. E empoderar as pessoas a resolver problemas sociais e ambientais que não são atendidos pelos governos e empresas”.

MUSIC & AUDIO INNOVATION
Premia o melhor dispositivo ou serviço que melhora a experiência de ouvir música e áudios

 

 SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

 
Here Active Listening System by Doppler Labs | San Francisco, CA

O sistema inovador é composto por um par de fones de ouvido conectado a um aplicativo para smartphone. A proposta é que o usuário possa personalizar tudo o que ele ouve, inclusive o som ambiente. Lançado experimentalmente no Festival Coachella 2016 e oferecia pré definições de áudio diferentes para cada palco e outras experiência personalizadas. Para os amantes de música, já é claramente um dispositivo incrível. Agora, os desdobramentos dessa tecnologia podem ser ainda mais fantásticos.


NEW ECONOMY
Premia aqueles que redefinem a troca de bens e serviços, da economia compartilhada à moedas virtuais, micro-finanças, sistemas de pagamento móveis, entre outros.

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

ShareTheMeal by UN World Food Programme | Rome, ITA

O primeiro aplicativo contra a fome é uma iniciativa do Programa da ONU para Alimentação Global (World Food Programme). Com apenas um toque, o usuário pode doar U$0.50. Já são quase 5 milhões de refeições que ajudaram mulheres e crianças na Síria e em outros países em situações de emergência. A iniciativa facilita a doação e ainda informa como o dinheiro está sendo aplicado e quantas refeições foram oferecidas. Inovação de processo aliada à transparência de informação.

PRIVACY & SECURITY
Premia o desenvolvimento mais progressista na maneira como abordamos segurança de informação e privacidade.

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação 

Peeple by Building 10 Technology, Inc. | Austin, TX

Quando se fala em “internet das coisas” dificilmente se pensa em uma porta, mas é isso o que o Peeple propõe, ser o seu “olho-mágico” inteligente: uma câmera integrada a um aplicativo e dados na nuvem registra e informa tudo – e todos – que passam em frente a sua porta.

RESPONSIVE DESIGN
Premia a excelência em design digital, criando a melhor integração e interação entre conteúdo, estética e funcionalidade.

 
SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

 

Breakthrough by Neo-Pangea | West Reading, PA

O site do National Geographic Channel traz conteúdo interativo relacionado ao programa de mesmo nome. A experiência simula um ambiente 360 graus imersivo, como se fosse uma cápsula do tempo ou portal de conhecimento futurístico em que o usuário pode entrar em contato com diversos conteúdos em vídeo relativos a temas como Pandemias, Super Humanos, Apocalipse de água etc. A aplicação talvez funcione de maneira mais fluida em um tablet do que no desktop.

SCIFI NO LONGER
Premia o avanço científico mais legal ou descoberta que antes de 2015 seria possível apenas na ficção científica.

 SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

Lily Camera by Lily | San Francisco, CA

O sonho de todo produtor de vídeo, atleta de alta performance e youtubers de plantão. A câmera voadora que fica “atrelada” ao seu assunto através de um dispositivo wi-fi e acompanha – gravando, claro – percursos e aventuras. Realmente parece coisa de ficção científica e tem até quem questione a viabilidade e credibilidade do invento, que está com pré-venda aberta mas ainda não tem previsão de entrega. Teremos que esperar para ver.

SMART CITIES
Awarded for innovations in eco-friendly or sustainable energy, transportation, and IoT technology, making life in the connected world a smarter, cleaner, greener, and more efficient Internet of Everything.

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

KASITA by Kasita LLC | Austin, TX

Depois de viver um ano em um depósito de lixo, como parte de um experimento de habitação sustentável e também auto conhecimento, o professor Jeff Wilson da Universidade de Austin começou a pensar em como transformar essa experiência em algo escalável. Assim, criou a KASITA, cuja proposta é criar casas minimalistas para resolver o problema de habitação urbana, com relação à espaço, mas principalmente à custos de acesso à moradia. Para os moradores de Austin, já será possível ter uma KASITA até o final do ano.

STUDENT INNOVATION
Premia estudantes com projetos excepcionais em inovação tecnológica ou startup

 SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

 

Plant-like Robot by Ji Won Jun | Mountain View, CA

Partindo de três conceitos fundamentais sobre o mundo vegetal: mobilidade inanimada, mutualidade simbiótica e sustentabilidade, essa tese de mestrado em Design criou micro robôs magnéticos que podem ser transportados pelo ambiente e coletar informações climáticas. O conceito é interessante e pode ser aplicado, na prática, para o mapeamento de micro-climas em ambientes e situações que não contem com a presença humana, como por exemplo correntes marítimas.

VISUAL MEDIA EXPERIENCE
Premia a criação e entrega de conteúdo que vão além da audiência passiva ao promover o engajamento em experiências de entretenimento.

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

The Fallen of World War II by Neil Halloran | Philadelphia, PA

Um filme interativo fundamentado nos massivos dados da Segunda Guerra Mundial, recontando em gráficos e imagens a trajetória sangrenta dos militares e civis durante os anos 1939-1945. A análise e exploração de dados é uma forma objetiva de entender eventos e histórias e vem sendo cada vez mais utilizada, principalmente no Jornalismo. A abordagem é interessante uma vez que, como o próprio filme diz no início, a maioria das pessoas que viveram a História já morreram. Mesmo baseado em dados “frios”, não deixa de ser uma obra extremamente sensível.

VR & AR
Premia inovações em realidade virtual e aumentada, incluindo aplicações de novos hardwares ou softwares que realmente transformam o virtual em realidade.

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

Mill Stitch by The Mill | Various Locations

Produtores de vídeo estão testando Realidade Virtual e 360 graus há algum tempo, mas sempre dependem dos recursos de pós-produção para verificar o material que foi captado, o que acaba prolongando o processo de produção. O Mill Stitch é um recurso criado justamente para possibilitar que esse tipo de vídeo seja visualizado em tempo real dentro do set de filmagem. Para quem ainda tinha dúvidas se o futuro do cinema era a Realidade Virtual e os vídeos em 360 graus, temos mais um ponto a favor da tecnologia.

WEARABLE TECH
Premia novos hardwares que revolucionam a conveniência, conforto, funcionalidade, eficiência e a estética de ter um dispositivo atrelado ao corpo.

SXSW 2016: Confira os vencedores do prêmio de Inovação

 

Quell® Wearable Pain Relief Technology™ by NeuroMetrix, Inc. | Waltham, MA

Os wearables vêm ganhando espaço no cotidiano mas normalmente carecem de real utilidade (como no caso do finado Google Glass) para as pessoas. A Quell criou um dispositivo que pode ser acoplado a diversas partes do corpo e auxiliar no tratamento de doenças crônicas, alívio de dor e sonoterapia. Controlado por um aplicativo de smartphone, o produto já está no mercado e é certificado pela Associação Americana de Ortopedia

Seguem abaixo os demais prêmios honorários:

INTERACTIVE HALL OF FAME

  • Baratunde Thurston

DAVID CARR PRIZE FOR EMERGING WRITERS

  • Jaime Boust

MEME OF THE YEAR

  • Dance Like Drake

BEST OF SHOW

BREAKOUT TREND OF THE EVENT

  • Civic Engagement

SPEAKER OF THE EVENT

PEOPLE’S CHOICE AWARD

(*) Artigo produzido pelos colaboradores da Associação Era Transmídia 

Comentários no Facebook