Toyota, Ford e Volkswagen criam fundo de pesquisa para carros autônomos

Em 16 mar 2016 - 9:06pm por redação
Toyota, Ford e Volkswagen criam fundo de pesquisa para carros autônomos

A Ford, Toyota e Volkswagen, ao lado da Nvidia, Samsung, Qualcomm e Panasonic se reuniram para criar e investir em um fundo de pesquisa em inteligência artificial na Universidade da Califórnia, em Berkeley. As informações são da Bloomberg.

Chamada de DeepDrive, a aliança entre as companhias e a universidade é uma das saídas que montadoras encontram em se manterem a par na acirrada corrida pela tecnologia em carros autônomos, até então dominada pelo Google.

Segundo a Bloomberg, cada companhia investirá US$ 300 mil e o dinheiro irá para projetos selecionados pela universidade. Em contrapartida, as companhias avaliarão as propostas de pesquisa e estarão próximas dos acadêmicos que conduzem o desenvolvimento das tecnologias. 

Vale ressaltar que se trata de um investimento relativamente baixo para as companhias, já que o acordo permite que as mesmas possam comercializar qualquer parte das pesquisas sem terem a dor de cabeça adicional de licenciá-las antes. 

Em entrevista a Bloomberg, Trevor Darrel, professor na universidade e quem lidera o DeepDrive, informou que o valor será suficiente para projetos de 20 a 30 estudantes de graduação em um ano. 

Montadoras estão correndo e investindo cada vez mais em fontes de inteligência artificial. No final do ano passado, a Toyota anunciou o investimento de US$ 1 bilhão na criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento focado em IA e robótica. A estrutura será localizada no Vale do Silício (Califórnia).

 

Comentários no Facebook