Toyota testa nos EUA robô que ajuda pacientes com mobilidade reduzida

Em 30 jun 2017 - 5:02pm por redação
Toyota testa nos EUA robô que ajuda pacientes com mobilidade reduzida

A Toyota completou o primeiro teste de seu robô HSR, sigla em inglês para Robô de Apoio Humano, nos Estados Unidos. Trata-se de um dos robôs de assistência que a montadora tem desenvolvido para melhorar a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida.

O teste do HSR foi conduzido com a família do veterano de guerra Romy Camargo, que sofreu ferimentos no Afeganistão, deixando-o paralisado do pescoço para baixo.

Alimentado com rodinhas, sensores e um braço articulado, o robô conseguiu ajudar Camargo com tarefas como abrir e fechar portas, pegar garrafas de água e outros objetos. No vídeo de divulgação da Toyota, é possível ver o desenvolvimento e o teste do HSR.

A companhia tem concentrado esforços no desenvolvimento de projetos que visam melhorar a mobilidade para usuários com limitações física, incluindo idosos. Além do HSR, a fabricante está desenvolvendo uma armadura robótica que visa devolver a capacidade de andar daqueles com paralisia dos membros inferiores. Outro robô em andamento visa ajudar na transferência de pacientes da cama para cadeiras de rodas.

E a Toyota não é a única montadora a direcionar pesquisa e investimentos para robôs de assistência pessoal. No ano passado, a Hyundai apresentou dois protótipos para exoesqueletos, um para fins industriais e outro para ajudar pessoas com deficiência motora a se locomoverem.

Comentários no Facebook