Polaroid quer que Fujifilm pague royalties por usar moldura branca em filme instantâneo – IDG Now!

Em 21 nov 2017 - 1:26pm por redação
Polaroid quer que Fujifilm pague royalties por usar moldura branca em filme instantâneo - IDG Now!

A Polaroid quer que a Fujifilm pague milhões de dólares em royalties, acusando a marca japonesa de usar em sua linha Instax a tradicional moldura branca popularizada pelas câmeras instantâneas da Polaroid.

Segundo informações do The Verge, a Fujifilm submeteu formalmente uma queixa à Corte Distrital dos Estados Unidos, em Nova York, alegando que a Polaroid enviou uma série de cartas onde exige o pagamento de royalties anuais ou que a concorrente tire toda sua linha Instax que revela filmes no formato quadrado. Anteriormente, a Fujifilm apenas vendia o filme Instax no formato retangular com tamanhos que variavam de pequenos cartões postais a cartões de visita.

A Fujifilm, em sua carta, diz que a Polaroid estaria tentando gerar receita com o que sobrou do portfólio de propriedade intelectual da companhia após falhar em gerar lucro com a venda de seus próprios produtos.

A troca de cartas entre as duas empresas começou em janeiro deste ano, de acordo com a publicação, mas só agora foi parar na justiça. A Fujifilm espera que o tribunal estadunidense indique que não houve violação de propriedade intelectual da Polaroid.

Vale lembrar que a Polaroid tem tentado se reposicionar no mercado com uma série de câmeras digitais que também imprimem fotos, desde que deixou a indústria de filmes instantâneas há cerca de uma década. Ao lado da Motorola, a empresa lançou um módulo para  os smartphones Moto Z que permite imprimir fotos de forma instantânea com o visual clássico da marca.

Comentários no Facebook