Donald Trump pede que NASA envie astronautas à Lua novamente

Em 12 dez 2017 - 11:07am por redação
Donald Trump pede que NASA envie astronautas à Lua novamente - IDG Now!

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assina nesta segunda-feira (11) uma diretriz que ordena a Nasa a iniciar um programa para enviar “novamente astronautas americanos à Lua e, eventualmente, a Marte”, informou a Casa Branca. As informações são da EFE.

Em outubro deste ano, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, já havia sinalizado os planos do país enviar humanos de volta à Lua. Na ocasião, ele disse que tal missão melhor prepararia o país para explorar Marte e outros planetas do Sistema Solar.

A última vez em que os Estados Unidos enviaram uma missão tripulada para fora da órbita terrestre foi em 1972, no programa Apolo 17, quando dois de seus astronautas, Eugene Cernan e Harrison Schmitt, fizeram três caminhadas sobre a superfície lunar.

Gidley ressaltou que a nova diretriz de Trump “modificará a política de voos espaciais tripulados do país para ajudar os EUA a se transformarem na principal força na indústria espacial, a obterem novos conhecimentos do espaço e a desenvolverem uma tecnologia incrível”.

Vale lembrar que os novos planos vão contra o que o ex-presidente Barack Obama defendia. Ele rejeitava a ideia de concentrar esforços e verba para enviar astronautas ao satélite. “Nós já estivemos lá”, dizia ele.

Durante sua administração, Obama havia aprovado o desenvolvimento de um grande foguete, o Space Launch System, e a cápsula espacial Orion. No entanto, ao assumir o poder, Donald Trump descartou o projeto que usaria tais sistemas quando ficarem prontos.

Comentários no Facebook