SpaceX recupera pela segunda vez foguete Falcon 9 em missão para a NASA

Em 18 dez 2017 - 11:25am por redação
SpaceX recupera pela segunda vez foguete Falcon 9 em missão para a NASA - IDG Now!

A SpaceX conseguiu, com sucesso, lançar um foguete Falcon 9 reutilizado e recuperá-lo em base terrestre localizada no Cabo Canaveral, Flórida.

Com o lançamento desta sexta-feira (15), a agência espacial privada de Elon Musk conquista alguns números expressivos este ano. Trata-se da 17ª vez que a empresa lança um de seus Falcon 9 e a 14ª que consegue recuperar um veículo do tipo após o mesmo cortar o espaço.

O lançamento mais recente também tem outro gosto especial para Musk. Isso porque é a segunda vez que este mesmo veículo é recuperado. O Falcon 9 em questão foi utilizado pela companhia anteriormente para enviar um carregamento para a Estação Espacial Internacional (ISS) em junho. Foi também a primeira vez que a SpaceX usou um foguete reutilizado para missões de suprimento para a NASA.

Vale lembrar que a SpaceX começou a reenviar, finalmente, seus foguetes recuperados no início deste ano, após passar anos lançando e pousando os mesmos.

Outro trunfo marcado para o lançamento desta sexta diz respeito a reinauguração da base de lançamento da Estação da Força Área do Cabo Canaveral. É a mesma que em setembro do ano passado foi cenário para a explosão de um dos foguetes da SpaceX durante procedimento de reabastecimento. Desde então, a companhia vinha trabalhando para reconstruir o local e fazer melhorias à estrutura.

A área começou a ser reconstruída em fevereiro deste ano e gastou cerca de US$ 50 milhões para tal. Agora que a base está pronta, a SpaceX pode se preparar para lançar o seu próximo grande veículo, o Falcon Heavy, uma versão maior do Falcon 9 que inclui três núcleos de foguete.

A previsão é que o primeiro lançamento deste modelo aconteça em algum momento de janeiro.

Comentários no Facebook