Claro ativa rede até dez vezes mais rápida que 4G em 140 cidades brasileiras

Em 19 jan 2018 - 12:14pm por videobes


A Claro anunciou a chegada da tecnologia 4,5G às principais regiões metropolitanas nesta quinta-feira (18). De acordo com a operadora, o novo serviço vai possibilitar velocidades médias de navegação até 10 vezes maiores do que o 4G convencional. Ao todo, a cobertura chegará a 140 novas cidades e será compatível com os principais tops de linha de 2017.

De acordo com a operadora, as redes 4,5G trarçai três novas funcionalidades técnicas. A primeira é a agregação de faixas, que poderá juntar os espectros do 4G convencional (2600 MHz) às frequências de 700 Hz liberada pelo desligamento da TV analógica, à de 1800 MHz dedicadas ao 2G e à faixa 850 MHz do 3G. Assim, cria-se uma espécie de supervia de informação, na qual será possível navegar com maior velocidade e transmitir mais dados.

A segunda mudança técnica é o suporte ao MIMO 4×4, que é um recurso que permite o enlace de comunicação entre a torre e o smartphone sejam feitas por quatro antenas de transmissão e 4 de recepção. Trata-se de o dobro da capacidade atual, o que deve reforçar a qualidade do sinal. Por fim, há a modulação avançada 256QAM para a transmissão de um volume maior de dados simultaneamente.

Para utilizar as novas redes 4,5G da Claro, é necessário ter um aparelho total ou parcialmente compatível. Por enquanto, a lista da operadora é composta pelo Galaxy Note 8, Galaxy S8, LG G6, Sony Xperia XZ Premium, iPhone 8 e iPhone X. A tecnologia será liberada para todos os clientes, independentemente do plano contratado.

Apesar da lista pequena, a Claro diz que todos os usuários notarão melhorias na qualidade de navegação mesmo com aparelhos incompatíveis. Em comunicado, a operadora afirmou que à medida que mais pessoas migrarem para as novas redes, mais espaço na rede será liberado para quem continuar utilizando a tecnologia antiga.

Comentários no Facebook