5 aplicativos ‘lite’ para economizar espaço e tempo no Android

Em 15 fev 2018 - 12:19pm por videobes


Os chamados “aplicativos lite” para Android são uma espécie de antídoto para os apps de tamanho completo cujos recursos amplos podem ser difíceis de usar, ou mesmo pesados para o desempenho do seu smartphone. O Google, o Facebook e outras grandes empresas de tecnologia começaram a levar esses “apps lites” mais a sério ultimamente, oferecendo versões que te permitem ter uma experiência mais simples sem perder nenhuma das funcionalidades principais das plataformas.

Veja abaixo cinco aplicativos lite que vale a pena baixar no seu smartphone Android.

Messenger Lite

O gerente da plataforma Facebook Messenger admitiu recentemente que o app virou uma bagunça. A equipe planeja deixá-lo mais simples neste ano, mas você não precisa esperar por isso. Isso porque é possível baixar o Messenger Lite agora mesmo na Play Store. O aplicativo “pesa” menos de 10MB e funciona de forma muito mais rápida do que o app padrão do Messenger.

O Messenger Lite inclui todos os recursos principais do Messenger, como ligações VoIP, mensagens de texto, e até alguns extras como adesivos – ficam de fora adicionais desnecessários do app principal como efeitos para fotos e chatbots.

YouTube Go

O aplicativo padrão do YouTube é bom quando você quer assistir a um vídeo, mas não é muito gentil com os seus dados. E também pode ser bastante lento em smartphones mais antigos. Felizmente, temos o YouTube Go, que foi liberado recentemente no Brasil. Para quem não conhece, o YouTube Go te permite assistir a um vídeo agora ou salvá-lo para fazer o download na próxima vez em que estiver em uma conexão Wi-Fi. Também é possível visualizar o preview de um vídeo antes de gastar os seus dados preciosos para assisti-los. E o app em si também é bem “leve”, com menos de 10MB.

Facebook Lite

O aplicativo Facebook para smartphones é conhecido por ser um tanto lento e travar de formas irritantes. Já o Facebook Lite, por outro lado, é bastante simples e rápido. O app traz a maioria dos recursos de que você precisa na rede social, e “pesa” menos de 2MB. É possível usar esse aplicativo para verificar o seu Feed de Notícias, fazer comentários em posts, receber notificações, compartilhar conteúdos e mais. A versão completa do Facebook para smartphones traz recursos que você provavelmente não precisa no celular no dia-a-dia, como games sociais e backup de fotos.

Twitter Lite

Apenas navegar pelo seu feed no app do Twitter já usa muitos dados e causa “engasgos” em smartphones mais lentos. Isso acontece porque o aplicativo carrega as mídias de cada um dos tuítes mostrados à medida que você desce o dedo pela barra de scroll do app.

Já o Twitter Lite é mais gentil com os seus dados, e pode ser uma experiência um pouco menos frenética uma vez que carrega apenas as mídias que você realmente quer visualizar. Com o app, que “pesa” menos de 3MB e possui um modo de economia de dados, você pode publicar tuítes, verificar notificações e realizar todas as funções básicas da plataforma social.

Files Go

Após usar um aparelho Android por qualquer período de tempo, você provavelmente vai gerar uma boa quantidade de “lixo eletrônico”. Basicamente arquivos baixados, cache desnecessário e apps antigos que consomem o seu precioso espaço de armazenamento no smartphone. Você pode usar o gerenciador de arquivos para recuperar um pouco desse espaço, mas o aplicativo gratuito Files Go, do Google, faz um trabalho melhor neste sentido.

Apenas instale o app e verifique o seu feed principal para encontrar diferentes maneiras de recuperar o espaço do seu celular. Entre outras coisas, o aplicativo aponta arquivos e caches que você pode apagar, e até mesmo monitora apps que você não usa há bastante tempo. A solução da gigante também oferece uma opção para mover arquivos para o seu cartão SD, em vez de apagá-los. Não é um gerenciador de arquivos “completo”, mas você pode navegar pelo seu armazenamento por tipos de arquivos para apagar arquivos antigos.

Comentários no Facebook