Com iPhones 8 e X, Apple supera Samsung em vendas de smartphones

Em 7 fev 2018 - 1:17pm por videobes


A Apple superou a Samsung em vendas de smartphones no quarto trimestre de 2017, segundo a IDC. Essa foi a segunda vez que a empresa de Cupertino superou a rival sul-coreana na história.

“Os novos modelos da Apple tiveram um papel fundamental em impulsionar a empresa à frente da Samsung no Q4”, aponta o VP de análises de aparelhos móveis da IDC, Ryan Reith, em referência aos iPhones 8 e X, lançados no ano passado pela companhia.

Segundo números divulgados pela Apple na última semana, a companhia vendeu cerca de 10 iPhones por segundo nos três últimos meses de 2017. Neste período, a fabricante registrou uma receita recorde de 88,3 bilhões de dólares, aumento de 13% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Antes disso, a Apple tinha superado a Samsung em vendas de dispositivos móveis no quarto trimestre de 2016. Mas o resultado foi considerado uma anomalia pelos analistas de mercado na época, por conta de todo o fiasco do Galaxy Note 7, que foi retirado do mercado após problemas de superaquecimento.

“A Apple teve um bom trimestre de final de ano em 2016, mas também foi na mesma época em que a Samsung estava enfrentando todos os problemas com o Note 7 e a bateria do aparelho. Então a Samsung estava tendo as suas próprias questões, enquanto a Apple estava indo bem. Mas não houve nenhuma anomalia neste trimestre (o último de 2017). Não há dúvidas de que a Apple está ganhando força”, afirmou o analista da IDC.

As vendas da Apple, afirma Reith, são impulsionadas pelas vendas de final de ano porque o ciclo de lançamento de novos do produtos da empresa acontece logo antes dessa época. “Há uma boa chance de que a Apple tenha uma primeira metade de 2018 mais tranquila. Isso não é porque eles tão fazendo algo errado. Mas principalmente por conta da maneira como a sua base de fãs segue os novos produtos. Eles correm para comprar o novo modelo e então as coisas meio que se estabilizam à medida que chegamos perto do evento de setembro, quando serão apresentados os novos produtos.”

Vendas em queda

Apesar de a Apple ter superado a Samsung, as vendas gerais de smartphones pelo mundo caíram 6,3% no quarto trimestre de 2017. Já os números do ano todo caíram 1% por conta de modelos “ultra top de linha” com preços mais altos, segundo a IDC.

A Apple vendeu 77,3 milhões de iPhones no último trimestre do 2017, uma queda de 1,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No combinado do ano todo (2017), a Apple ficou em segundo lugar, com 215,8 milhões de smartphones vendidos, alta de 0,2% em relação às 215,4 milhões de unidades comercializadas em 2016.

“A Apple continua a provar que ter vários modelos com diferentes preços é um bom presságio para trazer mais usuários para o iOS”, aponta a IDC.

No entanto, mercados desenvolvidos, como EUA e China, viram uma queda nas vendas no quarto trimestre, uma vez que “os consumidores não pareceram estar com pressa para fazer um upgrade para a mais nova geração de aparelhos top de linha com preços maiores”, destaca o relatório da consultoria.

Mesmo com novos recursos, como telas maiores e quase sem bordas, recursos biométricos avançados e melhorias em Inteligência Artificial, os preços mais altos podem estar superando os benefícios de ter “o melhor e mais novo modelo em mãos”, explica o gerente de pesquisas da divisão de Telefones Celulares da IDC, Anthony Scarsella.

Outra fonte

A consultoria IHS Markit também coloca a Apple à frente da Samsung no quarto trimestre de 2017, com 77,3 milhões de iPhones vendidos contra 74,3 milhões de smartphones da fabricante sul-coreana.

Segundo a companhia de análises, o mercado geral de smartphones pelo mundo caiu 4,5% entre o terceiro e o quarto trimestres do ano, mas registrou um aumento de 3,5% no ano todo.

Comentários no Facebook