Facebook libera compartilhamento de imagens em 3D no feed dos usuários

Em 22 fev 2018 - 12:41pm por videobes


Artistas gráficos, empresas de entretenimento, museus, galerias e anunciantes de uma grande variedade de produtos, ganharam um baita presente do Facebook, com o anúncio de que a rede social passa a suportar diretamente em seu feed o compartilhamento de imagens tridimensionais responsivas renderizadas no formato glTF 2.0. As especificações do padrão glTF 2.0 são royalty-free e foram projetadas para permitir a transmissão e o carregamento eficiente de figuras e cenas em 3D por aplicações. Elas representam um conjunto padrão de formatos interoperáveis que podem ser usados por diferentes ferramentas e serviços 3D.

Como se trata de um padrão aberto e mais simples de usar, o glTF 2.0 cria a oportunidade de pequenos negócios ou usuários com ambições artísticas experimentarem a renderização em 3D. O glTF reduz o tamanho dos arquivos 3D e o tempo de processamento necessário para desempacotar e usar esses arquivos. O anúncio foi feito em um post no blog de desenvolvedores do Facebook, pelo gerente de produto Aykud Gönen. A decisão de suportar um formato padrão de indústria abre as portas do FB para o compartilhamento de imagens de alta qualidade em 3D entre várias plataformas, incluindo as de realidade aumentada e realidade virtual, desktop e smartphones.

Na prática, um usuário do Facebook poderá compartilhar em seu feed uma imagem 3D feita em glTF 2.0 vinda de outra fonte e manipulá-la diretamente no post, girando-a, por exemplo, para ver os diferentes ângulos e lados. As imagens podem ser rotacionadas pelo usuário com o mouse ou, no caso do smartphone ou tablet, tocando a tela.

A liberação de posts com imagens 3D tinha sido anunciada em outubro de 2017 em um post assinado pela equipe do Oculus VR, mas só agora o Facebook sacramentou o suporte ao padrão de arquivo glTF 2.0, atualmente apoiado por Google e Microsoft, e incluiu novas ferramentas e APIs para que os desenvolvedores possam implementar o compartilhamento no Facebook de imagens vindas de qualquer app, site ou software 3D.

Os 3D posts do Facebook são o início de um movimento da rede social para facilitar o uso de realidade aumentada e realidade virtual dentro de suas páginas e a criação de novas experiências para os usuários sem precisar do uso de óculos especiais ou software específico.

Para postar um objeto 3D no Facebook, pode-se usar um app que suporte a nova API da rede social, ou compartilhar um link de um website que suporte o compartilhamento 3D do Facebook ou, ainda mais fácil, fazer o upload de um arquivo 3D do seu desktop.

A nova Graph API com suporte a post 3D do Facebook permite aos desenvolvedores implementarem facilmente o compartilhamento 3D em seus apps, e a Open Graph permite aos desenvolvedores habilitar o conteúdo 3D em seus websites para automaticamente aparecer em 3D quando compartilhado por alguém no Facebook. O próximo passo, interessante de acompanhar, é como esse recurso será implementado no Instagram.

Comentários no Facebook