7 Dicas para Crescer no Instagram [do zero]

Em 28 mar 2018 - 1:25pm por videobes

Você já imaginou de que maneira começaram as grandes personalidades que ganharam popularidade através do Instagram?

A rede social criada por um brasileiro e um americano em 2010, rapidamente cresceu e tornou-se o aplicativo preferido de milhares de pessoas para compartilhar fotos e acompanhar a vida de amigos e famosos. Para se ter ideia desse sucesso, em setembro de 2017, a rede social atingiu 800 milhões de usuários mensais ativos, e 500 milhões diários, com seus consumidores passando cerca de 60% do dia online.

Com essa popularidade enorme, não deve ser uma tarefa fácil conseguir espaço na rede, e a briga por likes e engajamento é cada vez mais acirrada. Imagine então como essas pessoas que começaram do nada, sem nenhum seguidor prévio, conseguiram se destacar entre os milhares de perfis?

Muitas dessas personalidades vivem apenas de seu trabalho na internet e levam o estilo de vida de um Freesider, por exemplo, com liberdade de espaço e tempo, sem se prenderem a horários fixos e lugares específicos para trabalhar.

Além de postarem conteúdo especializado para seus seguidores, eles conseguem, através das suas publicações, engajar pessoas de segmentos diversos com suas tarefas diárias.

Se você chegou até aqui, com certeza deseja aumentar sua popularidade no Instagram, então, vamos contar como você também poderá começar a movimentar seu perfil na rede social e se tornar uma referência para os seus seguidores.

Antes de mostrar as sete dicas, fique atento quanto a essa prática!

Não caia na tentação de comprar pacotes de seguidores, essa não é a melhor alternativa para seu negócio, garanto. Se você está cogitando utilizar esse meio para conseguir crescer rapidamente, peço que você repense sua estratégia de marketing.
Comprar usuários no Instagram significa que você está adicionando, de maneira não orgânica (paga), uma gigantesca quantidade de seguidores que rapidamente irão se tornar enfeites no seu perfil. Não adiantará de nada você ter um número X de pessoas seguindo o seu Insta, se eles não se encaixam nas características do seu público-alvo. Será como atirar no escuro, você poderá conseguir nessa leva alguns que se interessam pelo seu tipo de conteúdo, mas isso dependerá exclusivamente da sorte e não de um planejamento.

Além disso, essas adições incluem uma boa quantidade de perfis fakes e usuários inativos. Ou seja, usuários que não irão interagir com as suas postagens, curtindo ou indicando o seu perfil para amigos.

Saiba que número, por si só, não garante venda nem autoridade. É de extrema importância que você leve em consideração as conversões, envolvimento e outras métricas que não sejam por apenas vaidade. Agora que já abordamos esse assunto, podemos continuar com o artigo e falar quais são as sete dicas que irão fazer o seu perfil na rede social crescer do zero. Vamos lá?

Faça uma pesquisa sobre seu público
O primeiro passo a ser dado para ganhar seguidores no Instagram é realizado fora da rede social.

Não importa se você é uma pessoa que quer compartilhar seus momentos diários, um restaurante artesanal que quer atrair clientes da sua região, uma startup que quer se tornar conhecida, ou um blog que quer ter uma presença no Instagram. Independente do seu segmento, você deve conhecer minimamente quem você quer que seja seu seguidor.

Procure saber quais as características do seu público: quantos anos em média ele tem, qual a renda, qual a linguagem utilizada por ele (isso é muito importante) e qualquer outra informação que seja relevante para definir sua persona.

Uma persona é a representação fictícia do seu público ideal. Ela se baseia em informações reais sobre comportamento e características demográficas do seu público, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa explicação sobre o que é persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo que em uma rápida análise você possa identificar pontos comuns entre os potenciais consumidores do seu produto/serviço.

Tendo esse conhecimento em mente, imagine de que forma sua persona estaria presente no Instagram.

Às vezes essa resposta vem rápida, por exemplo, se seu público é composto por mães, você pode encontrá-las em fotos de bebês, ou junto com filhos maiores.

Mas, e se você quisesse alcançar pessoas que organizam eventos, em quais fotos elas estariam? Quais hashtags elas usariam?

Em alguns casos, seu público pode ter mais de uma persona, e em consequência disso, você deverá definir maneiras diferentes de alcançá-lo.

Defina uma linha editorial
Vamos lá! Agora que você já conhece bem seu público, defina uma linha editorial para o seu perfil.

Linha editorial é um modelo usado por veículos de comunicação que determina a lógica pela qual a empresa enxerga o mundo, indica seus valores, aponta seus paradigmas, influencia decisivamente na construção de sua mensagem e consequentemente guia as características das publicações.

Essa é uma ótima estratégia para ser usada por qualquer pessoa ou empresa que deseja crescer no instagram, pois o conteúdo é a chave para conquistar seus seguidores. Pense que eles estão sendo bombardeados todos os dias por perfis como o seu e serão seletivos na hora da escolha de quais irão acompanhar.

Um perfil com fotos ou conteúdos ruins, sem uma frequência definida e com temas aleatórios dificilmente vai atrair a atenção de alguém.

Poste todos os dias
Sim, é isso mesmo. Você terá que postar ao menos uma vez por dia, todos os dias, no início de suas ações. Depois, quando já tiver uma base satisfatória de seguidores, pode definir uma frequência de publicação menor ou maior, de acordo com a sua preferência e comportamento do seu público.

Isto é necessário porque, obviamente, quem chegar ao seu perfil e perceber que não existe uma regularidade nas postagens ou que a linha do tempo está praticamente vazia, não terá interesse em te seguir.

Não subestime as hashtags
Muitas pessoas usam as hashtags como se fosse uma “negritação” de termos e frases para combinar com suas imagens no Instagram. Na verdade, as hashtags, em qualquer rede social, são links para determinados assuntos e têm um potencial enorme. São elas que alimentam o Instagram!

Para começar na rede social, junto à sua pesquisa de público, procure as hashtags mais utilizadas pelos seus potenciais seguidores e use-as com frequência em suas postagens.

Pode abusar bastante! Não tem limite de hashtags para uma publicação. Quanto mais pessoas usarem aquela hashtag diariamente, melhor. É interessante que você as utilize no primeiro comentário da publicação para não “poluir” a legenda da postagem.

Siga seus seguidores
Isso é meio óbvio, não é? Mas muitas empresas e perfis que começam no Instagram ignoram essa prática. Eles pensam que ficarão mal vistos na rede social se começarem seguindo muitas pessoas.

De fato, uma discrepância muito grande entre o número de seguidores do seu perfil e o número de pessoas que você segue cria uma imagem ruim. Um perfil assim, acaba sendo taxado como fake, e quase sempre como desinteressante.

Mas é assim que você tem que começar: seguindo o seu público. Não deixe que o número entre seguidores e a quantidade de perfis seguidos fique com uma diferença muito grande. Além disso, deixe de seguir as pessoas que não lhe seguirem de volta após alguns dias.

Existem algumas ferramentas que automatizam esse processo, mas tenha cuidado ao usá-las. O Instagram tem uma política que não permite essas ferramentas e algumas vezes acabam bloqueando a conta, então o ideal é que você mesmo separe alguns minutos do dia para essa atividade, aquele “trabalho de formiguinha”.

Explore o potencial do Stories
Você pode posicionar a sua ação no Stories como um bônus adicional para quem já segue o seu perfil. Afinal, quem não gosta de ter conteúdo extra acessível? Assim, sua marca se torna bem mais divertida e engajadora, além da sensação de intimidade que a funcionalidade possibilita.

Essa iniciativa vai gerar proximidade e urgência no usuário. O Stories é uma ótima ferramenta para compartilhar mais conteúdo com seu público-alvo sem sobrecarregar o seu feed.

Dê atenção ao Direct
Responder a um direct enviado por um seguidor quebrando a “distância” que geralmente existe entre um influenciador e o seu público é o que faz as mídias sociais serem tão valiosas para o marketing, e o direct proporciona exatamente isso.

Existem algumas estratégias que possibilitam usar esse recurso, como permitir que os usuários enviem dúvidas sobre os produtos ou serviços e obtenham uma resposta individual, e caso seja uma dúvida comum entre eles, faça um post esclarecendo essa questão. Mande fotos de “obrigado” aos que ajudarem de alguma forma o seu desempenho, envie cupons, lançamentos ou pesquisas para seus ‘tops’ seguidores, etc.

Mas não se esqueça, use as táticas de marketing com moderação, o Instagram ainda é uma plataforma muito pessoal e as empresas e figuras públicas mais bem sucedidas costumam vender de maneira discreta e inteligente.

Gostou das dicas para crescer no Instagram? Comece a colocar em prática hoje mesmo, e compartilhe conosco suas dúvidas e seu avanço.

Comentários no Facebook