Descubra as competências mais desejadas em um gestor de TI

Em 26 mar 2018 - 3:22pm por videobes


Ser um gestor de TI é saber lidar com diferentes imprevistos ao longo do dia. É preciso cuidar da manutenção de máquinas, garantir que os sistemas estão rodando sem interrupções e ainda ter uma visão estratégica e conhecimento técnico e de negócios.

A questão é: como equilibrar todos esses aspectos? É necessário ter algumas características específicas, que são essenciais a todo gestor eficiente. A seguir, vamos listar as competências mais desejadas para quem ocupa esse cargo.

Quer saber quais são elas? Acompanhe este post!

CONHECIMENTO DOS NEGÓCIOS DA EMPRESA
O gestor precisa comprovar os resultados da equipe de TI para a companhia. Nesse processo, é inviável utilizar apenas argumentos técnicos.

É necessário compreender de que forma as propostas estão alinhadas aos objetivos organizacionais e demonstrar os efeitos a serem conquistados.

Tenha em mente que os investimentos em tecnologia concorrem com as demais demandas do negócio. Por isso, é recomendado que o gestor participe de atividades de outras áreas sempre que possível (por exemplo: do setor comercial, de criação de produtos e de prestação de serviços ao cliente).

VISÃO ESTRATÉGICA
Há muitos anos, a TI deixou de ser apenas uma área operacional. Atualmente, seu viés é bastante estratégico porque é uma atividade central e que oferece suporte para todos os outros setores do negócio.

Por isso, a visão estratégica do gestor é imprescindível.

Isso significa ser capaz de otimizar processos organizacionais, saber trabalhar com indicadores e métricas, e pensar sobre o futuro. Ao mesmo tempo, o profissional deve avaliar o ciclo de vida da informação e gerir projetos com o objetivo de aprimorar o uso de informações, tecnologias e até de pessoas.

Perceba que a visão estratégia está relacionada à inovação. Quando o gestor pensa no futuro, considera alternativas que são “fora da caixa” e que podem trazer diversos benefícios a médio e longo prazo.

CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
O gestor da TI deve ser mais que um líder, ele precisa saber como implementar as soluções tecnológicas. Essa medida passa por administrar e conduzir projetos em equipe, bem como definir métodos que direcionem o tratamento dos processos informacionais.

É claro que, aqui, está implicado o conhecimento técnico e intelectual. Além das chamadas soft skills (competências interpessoais e comportamentais), o gestor precisa ter domínio das hard skills (conhecimento técnico).

Assim, ele deve ter domínio do conteúdo prático e teórico a fim de planejar e executar as atividades e os projetos com eficiência. Dessa maneira, também terá mais facilidade em comprovar resultados.

EXPERIÊNCIA EM NEGOCIAÇÃO
Em uma empresa, a compra de bens e serviços é definida pelos gestores de cada área, que apontam suas demandas, indicam o que precisam e selecionam os fornecedores. Porém, a TI tem um papel central, que ajuda a viabilizar essas necessidades.

Por isso, ser um bom negociador é uma competência recomendada para o gestor de Tecnologia da Informação. É assim que ele poderá alinhar as demandas ao suporte que é capaz de fornecer.

Também é dessa forma que será possível integrar ações. Afinal, cabe ao gestor da TI ouvir os outros setores para determinar quais são as melhores alternativas e trabalhar em conjunto, por exemplo, oferecendo capacitação aos colaboradores para o uso de ferramentas tecnológicas.

PENSAMENTO ANALÍTICO
Esse aspecto está diretamente relacionado à visão estratégica. No entanto, ele se refere à análise dos sistemas tecnológicos e à perícia objetiva, o que permite ter um entendimento aprofundado sobre as demandas do negócio.

Assim, o pensamento analítico colabora para o desenvolvimento de soluções adequadas. O objetivo é fazer previsões com base em hipóteses reais e encontrar opções criativas. Desse modo, é possível avaliar os riscos e agir de maneira mais acertada.

Todas essas características são fundamentais a você, que é gestor de TI. A vantagem é que todas podem ser desenvolvidas, seja por mudanças comportamentais, seja pelo aprendizado técnico.

Comentários no Facebook