Dicas para usar o Instagram de forma profissional

Em 16 mar 2018 - 1:41pm por videobes

O Instagram pode potencializar as vendas de uma empresa. A plataforma disponibiliza uma versão comercial com informações importantes para quem deseja se dedicar aos negócios. Conhecer as características do público, saber os melhores horários para publicação e interagir com os usuários são algumas das opções da rede social. Para isso, é preciso aperfeiçoar a conta e entender seus recursos. Veja a seguir dicas básicas para começar a usar o Instagram de forma profissional.

1. Mude para perfil comercial
Para fazer a alteração, é preciso vincular o perfil do Instagram com uma fanpage do Facebook. Em seguida,para deixar a página da sua empresa com uma cara profissional, é importante mudá-la de perfil comum para “Perfil comercial”. Esse formato é equivalente às Páginas do Facebook. Com o perfil de empresa, é possível incluir informações detalhadas do seu negócio, como telefone e endereço físico, apresentar um formato de vendas e expor os produtos de forma mais organizada.

2. Analise as métricas
O perfil comercial do Instagram permite analisar todos os dados de acesso ao perfil por meio da ferramenta de negócios. Nela, é possível encontrar pequenos relatórios com informações úteis para o gerenciamento da página. O recurso disponibiliza dados como: o número de pessoas que viram as postagens e o perfil do público que segue a página, com faixa etária, gênero e localização, além de detalhes sobre curtidas e comentários de cada post. São informações valiosas para entender o comportamento dos seguidores e criar estratégias para investir nos tipos de conteúdo que mais agradam.

3. Publique fotos e vídeos de qualidade
O Instagram é uma rede social visual, então, as fotos e vídeos devem ser produzidos com o máximo de qualidade possível. Evite postar fotos mal enquadradas, feitas com celulares de baixa resolução ou exibir vídeos com ruídos na imagem e/ou som. O conteúdo pode ser editado a partir do mecanismo da plataforma, com inserção de filtros e alteração nos efeitos de luz, ou em editores externos, com efeitos exclusivos ou organização das fotos no feed.

4. Aproveite os horários de pico
Para garantir maior número de visualizações e engajamento com a postagem, devem ser observados os melhores dias e horários para publicar. Nesse período, se consegue alcançar mais pessoas interessadas, o que pode trazer um retorno satisfatório. Essas informações estão na ferramenta de negócios do perfil. Vale lembrar que cada tipo de negócio busca um grupo com hábitos diferentes. Desta forma, publique fotos, vídeos e Stories sempre em horários de atividade desse público-alvo na rede social.

5. Use hashtags
As hashtags funcionam como filtros para encontrar postagens sobre determinado assunto. Caso queira divulgar seus produtos de forma mais ampla, utilize hashtags nas legendas e esteja sempre atento às tags mais famosas no segmento. Alguns aplicativos mostram as melhores hashtags para usar no Instagram de acordo com o tema que você escolher.

href=”http://blog.videobes.com.br/wp-content/uploads/2018/03/instagram05.jpg”>

6. Interaja com o público
É preciso criar um vínculo com os usuários do Instagram. Nada mais desagradável que fazer uma pergunta e não ser respondido, portanto, converse com os seguidores. Para isso, é fundamental ser atencioso nos comentários e mensagens diretas, com o objetivo de atender rápido e de maneira mais precisa a cada dúvida.

Interagir não significa apenas responder comentários. Crie enquetes, faça perguntas nas legendas das fotos, incentive as pessoas a serem engajadas e procure saber o que elas gostam, para se sentirem especiais.

7. Faça Stories
As Stories são uma poderosa ferramenta de contato com o público. As histórias possibilitam conversar diretamente com os seguidores, expor as propostas da empresa de forma rápida e deixar a marca presente na mente dos consumidores. Dessa maneira, é possível criar um laço de proximidade com quem assiste.

Para isso, seja criativo. Faça vídeos do dia a dia da empresa, mostre os bastidores de produção ou ofereça itens exclusivos para que os usuários fiquem sempre à espera de novas histórias. Não esqueça de incluir textos, adesivos e filtros para incrementar seus posts.

8. Agende posts
Para otimizar o tempo, um recurso interessante é o agendamento de postagens. Recentemente, a rede social liberou a programação de posts por meio de serviços de terceiros. Basta escolher a foto ou vídeo, inserir a legenda, definir a data e o horário desejados e o programa publica automaticamente na conta. O mecanismo pode ser usado no feed e nos Stories.

9. Patrocine posts
O patrocínio de um post no Instagram aumenta o alcance do conteúdo. Um valor de publicidade é pago e a publicação é exibida para pessoas que ainda não seguem a página. O anúncio será sinalizado como “Patrocinado” no feed e possibilita criar links para o próprio perfil, para um produto ou serviço específico ou para o site da empresa.

É importante definir qual tipo de público se quer atingir para que o dinheiro investido tenha retorno. Portanto, tenha cautela e só publique conteúdo relevante.

10. Conheça a concorrência
Como em todo negócio, é importante saber as ações da concorrência para entender o mercado. Visite páginas de empresas do mesmo segmento, veja o que faz sucesso e se inspire para criar estratégias originais, que provoquem o mesmo efeito nos consumidores. Você pode até curtir e comentar nos perfis de outras marcas e assim, incentivar um ambiente de concorrência saudável.

Comentários no Facebook