Estação espacial da China está prestes a cair na Terra, mas ninguém sabe onde

Em 8 mar 2018 - 1:20pm por videobes


Um objeto espacial de 8 toneladas está em rota de colisão com a Terra, mas não é um asteróide. Trata-se da Tiangong-1, primeira estação espacial da China que deixou de funcionar em 2016 e deve cair na Terra em breve.

A Tiangong-1 foi colocada em órbita em 2011. O plano original era trazê-la de volta à Terra em 2013, após o lançamento da Tiangong-2, um módulo maior e que ainda é usado por astronautas chineses em diversos experimentos científicos.

No entanto, a plataforma não cumpriu o prazo e permaneceu em órbita, sem ser usada. Em 2016, surgiram informações de que a China havia perdido o controle da estação espacial, que poderia despencar para a Terra a qualquer momento.

Nesta semana, a Agência Espacial Europeia informou que a Tiangong-1 está realmente a caminho do solo e sem qualquer controle. A previsão é de que ela caia na Terra entre 29 de março e 9 de abril. O único problema é onde.

Ninguém sabe ainda qual será o local do impacto. Jay Melosh, um especialista da Universidade de Purdue, explicou ao CNET, porém, que há chances de que ele caia em algum lugar entre a região central dos Estados Unidos e o sul da Austrália.

Comentários no Facebook