Facebook permitirá que criadores de vídeo cobrem mensalidade de seguidores

Em 21 mar 2018 - 1:02pm por videobes


Diante polêmicas envolvendo vazamento de dados, queda no valor das ações e ainda sua constante luta contra fake news, o Facebook não pode descuidar dos seus esforços para atrair – ou manter – seus 2 bilhões de usuários ativos na plataforma. E uma das apostas da companhia é atrair criadores de vídeos originais, desses que contam com legião de fãs no YouTube e geram milhões de acessos.

Pensando nisso, a companhia anunciou nessa segunda-feira (19) que vai permitir que criadores de vídeos exclusivos cobrem mensalidades de seus seguidores. Por enquanto, trata-se de um programa piloto de assinatura e será liberado para poucas pessoas.

“Fãs terão a opção de dar apoio aos criadores com um pagamento mensal em troca de algumas vantagens como conteúdos exclusivos e uma insígnia mostrando o status dele como apoiador”, explicou Fidji Simo, vice-presidente de produto, e Sibyl Goldman, diretor de parcerias de entretenimento do Facebook, em comunicado.

Segundo informações do Recode, os testes iniciais do Facebook já começam em meados de abril nos Estados Unidos e permitirá a cobrança de mensalidades de US$ 5. A ampliação do programa deve se dar nos próximos meses.

A novidade é a mais recente aposta do Facebook para competir com o YouTube, que se tornou a plataforma prioritária de criadores e influenciadores digitais. Vale lembrar que no começo do ano, a rede social já havia liberado um recurso que permitia enviar pequenas somas de dinheiro a produtores de vídeo durante transmissões ao vivo. A companhia também prometeu que não reterá nenhuma porcentagem desse pagamento.

Comentários no Facebook