Saiba como criar uma experiência Microsoft completa no Android

Em 29 mar 2018 - 12:53pm por videobes


A plataforma Windows Phone, da Microsoft, pode ter morrido para todos os efeitos, mas não fique triste: ainda é possível ter uma ótima experiência Microsoft no seu dispositivo móvel. Você só precisa olhar para um companheiro improvável.

Com o Windows Phone (também conhecido como Windows 10 Mobile) fora do jogo, a Microsoft está devotando uma quantidade cada vez maior de energia para criar a sua própria mini-plataforma dentro do ecossistema Android. E por conta da flexibilidade e do enorme potencial de customização do sistema do Google, isso abre a porta para algumas possibilidades bem interessantes.

Com o conjunto certo de apps, você pode basicamente criar um ambiente centrado no Windows em qualquer aparelho Android – com tudo dos serviços que você adora para alcançar a tão desejada harmonia entre smartphone e PC.

Tela inicial

O ponto central da sua configuração Android é a tela inicial – e o app para transformá-la em um hub da sua experiência Microsoft-Android é o chamado Microsoft Launcher.

Na superfície, o Microsoft Launcher possui os mesmos tipos de recursos que você encontra em outros launchers para Android – as ferramentas típicas para customizar o visual da tela inicial, criar atalhos baseados em gestos, e por aí vai. Mas, além disso, ele adiciona uma boa dose de Microsoft à mistura, com buscas pelo Bing (por padrão), acesso rápido à assistente virtual Cortana, e uma localização em destaque dos apps recomendados da Microsoft.

À esquerda do painel principal da tela inicial, enquanto isso, fica a versão da Microsoft para o Google Feed – uma coleção baseada em cartões trazendo itens como notícias, clima, informações de agenda, e uma visualização rápida das suas anotações, tarefas e documentos recentes dos serviços da Microsoft.

Você pode até mesmo enviar um documento diretamente de lá para o seu PC e fazer com que ele apareça imediatamente ao usar a opção integrada “Continue on PC” – desde que o seu computador tenha o Windows 10 Fall Creators Update instalado.

Sentiu falta do visual do Windows Phone? Então teste o SquareHome 2. O launcher – que não é desenvolvido pela Microsoft – simula a interface de usuário Metro da plataforma Windows Phone. Ao usar esse launcher, você vai sacrificar a integração profunda com os serviços da Microsoft que é fornecida pelo Microsoft Launcher oficial, mas caso a interface do aparelho seja a sua prioridade, você poderá ficar feliz com essa troca (mesmo que seja apenas para matar as saudades por tempo limitado).

Notificações e atividades

Para a sincronização completa entre PC e smartphone, você vai querer conectar o seu aparelho Android ao Windows ao seguir os passos da seção Phone, presente nas configurações do seu PC Windows 10 (com o Fall Creators Update). Você também vai querer baixar o app da Cortana para Android, que traz alguns recursos já presentes no Microsoft Launcher, mas fornece um conjunto de controles nas configurações que permitem que as notificações do smartphone apareçam no PC. Com isso, você poderá receber e responder mensagens de texto e até mesmo ver ligações perdidas por meio do Windows 10 Action Center.

Ainda há mais coisas a caminho nessa frente. Isso porque a Microsoft está prestes a lançar uma atualização do Windows que deve trazer alguns recursos inéditos em termos de conectividade entre PC e smartphone. Um componente chamado Timeline vai salvar snapshots do seu progresso em diferentes apps e então permitirá que você retorne exatamente no ponto em que parou em outros aparelhos – ao começar no desktop e então mudando para o smartphone, por exemplo – e vice-versa.

Outro elemento esperado poderá criar um clipboard na nuvem para que você possa copiar um texto em um aparelho e então colar esse trecho em outro dispositivo.

O update em questão, que deverá ser chamado de Spring Creators Update, deve chegar ao público geral durante o mês de abril.

Navegador

Baixe o Microsoft Edge. O navegador certamente te fornecerá um framework no estilo da Microsoft para navegar pela web – um que será relativamente consistente do seu aparelho móvel para o PC.

Assim como o launcher, o Edge facilita a transferência de conteúdos entre o PC e o smartphone (mais uma vez, desde que você tenha o Fall Creators Update). Além disso, o browser sincroniza automaticamente seu histórico, favoritos e lista de leitura – um sistema embutido para salvar artigos e notícias para ler depois – para que você possa trafegar de forma simples entre diferentes aparelhos.

Armazenamento

O OneDrive já vem embutido no Windows 10 – e com alguns toques na tela também é possível incorporá-lo ao seu aparelho Android. Baixe o app do OneDrive e tenha acesso fácil e sempre sincronizado com os seus arquivos, não importa onde você esteja.

Apps Office

Os apps Office avançaram muito no Android. Atualmente, as versões do Word, Excel e PowerPoint para o sistema móvel do Google são completas, refinadas e agradáveis de usar. Além disso, se você já vive em um universo Microsoft, eles te darão uma experiência consistente com os seus softwares baseados no PC e te permitirão trabalhar nos seus arquivos a partir de qualquer dispositivo, sem a necessidade de conversões ou ajustes.

(Vale notar que é preciso ter uma assinatura do Office 365 ativa para poder usar todos os recursos dos apps.)

Também é importante lembrar que o Outlook e o OneNote estão disponíveis no Android. Se você usa um desses programas no PC Windows, provavelmente vai gostar de poder contar com eles no smartphone.

Assistente (em todos os lugares)

A Cortana faz parte do launcher da Microsoft para Android. Mas um launcher só é relevante quando você está na tela inicial do smartphone. Com uma visita rápida às configurações do aparelho, você pode configurar a Cortana para ser a assistente padrão do celular – e, com isso, ser acessível por meio dos mesmos tipos de comandos normalmente usados para acionar o Google Assistente (como apertar e segurar o botão Home, por exemplo).

Comece ao abrir a seção Apps nas configurações de sistema, depois desça o scroll até ver uma linha intitulada “Default Apps” (“Apps padrão”) – talvez seja preciso clicar na opção Advanced (Avançado) para chegar até aí. Toque em “Assist & Voice input”, então toque em “Assist App” (“Aplicativo Auxílio Aparelho”) e selecione a Cortana – a versão com um microfone no ícone – na lista. E é isso: agora a assistente da Microsoft estará sempre disponível.

Quer usar a Cortana por padrão sem precisar instalar o Microsoft Launcher? Então baixe o app da Cortana e siga os mesmos passos descritos acima – mas selecione a opção da Cortana com um círculo no ícone.

Autenticação

Torne sua vida um pouco mais fácil e deixe seu smartphone funcionar como a chave para o seu computador Windows 10 com o app Microsoft Authenticator. O software pode atuar como um gerador padrão de código para autenticação de dois fatores, mas também possui a habilidade de permitir que você evite digitar a sua senha da Microsoft completa ao autorizar o acesso ao PC ao desbloquear o smartphone e aprovar uma notificação. Vale notar que esse recurso só está disponível para contas pessoais da Microsoft.

Outros recursos

Os apps e procedimentos citados acima são os pontos mais significativos desse quebra-cabeça Microsoft-Android, mas há algumas outras ofertas interessantes que podem valer a pena.

Usa o Microsoft Photos em casa? O Photos Companion fornece uma maneira de transferir fotos e vídeos do seu smartphone diretamente para o seu PC via Wi-Fi.

Caso precise escanear documentos físicos ou whiteboards com frequência, o apps Office Lens pode ajudar na tarefa. O software pode recortar e “limpar” essas imagens e salvá-las como arquivos PDF, Word ou PowerPoint – no OneNote, OneDrive ou diretamente no aparelho.

Quer traduções sem precisar usar os serviços do Google? O Microsoft Translator está a postos e esperando para dizer “bonjour”.

Por fim, vale lembrar que o app Microsoft Bing Search pode ser uma boa saída para quem não quer usar a busca do Google.

Comentários no Facebook