Google lança app gratuito para ensinar adultos a programarem

Em 20 abr 2018 - 1:09pm por videobes

Saber a programar é tida como uma das habilidades mais importantes deste século e o Google tem bastante interesse que uma nova geração de profissionais saiba como desenvolver software, afinal, é o que movimenta a empresa. A companhia tem lançado uma série de iniciativas para ensinar programação e novas tecnologias, inclusive para brasileiros, e a última delas consiste em um aplicativo bem ágil.

Batizado de Grasshopper, o aplicativo recorre a ilustrações e problemas simples para ensinar a programar na popular linguagem JavaScript. A expectativa é que mesmo aqueles que não tenham nenhuma experiência na área consigam aprender. O app está disponível para aparelhos Android na Play Store e para iOS na App Store e, por enquanto, sem tradução para o português.

Como funciona

O app introduz uma breve aula sobre programação, traz exercícios, questões de múltipla escolha e teorias mais aprofundadas. Ele usa de recursos de gamificação para tornar o aprendizado divertido. O app já superou mais de 100 mil instalações nos três dias em que ficou disponível e a maioria das avaliações se mostrou positiva.

“Você não precisa de um laptop sofisticado ou de uma sala de aula para escrever código”, diz a companhia na descrição do app. “Você já tem um supercomputador no seu bolso. Então ligue seu smartphone e inicie a codificação durante o intervalo comercial”, completa.

O app foi desenvolvido pela chamada Área 120 do Google, uma espécie de incubadora dos projetos dos próprios funcionários da companhia.

Comentários no Facebook