Novos óculos do Snapchat deixam clara a falta que a Apple faz no segmento

Em 27 abr 2018 - 3:06pm por videobes


Quando o Snapchat lançou o seu primeiro par de óculos com câmeras em 2016, o hype foi enorme. Com uma campanha estratégica de marketing e de lançamento, o primeiro Spectacles eram um gadget obrigatório para a geração selfie, oferecendo uma maneira prática (sem as mãos) de manter suas Stories e Snaps a todo vapor.

Mas não demorou muito para que isso tudo mudasse. Quando o Spectacles começou a ser vendido on-line, cerca de seis meses depois do anúncio e das vendas limitadas em cidades dos EUA, a animação tinha acabado, e as pessoas usando o wearable eram vistas com mais incredulidade do que curiosidade.

Apesar disso tudo, a Snap (empresa responsável pelo Snapchat e pelo Spectacles) não irá desistir. A companhia abriu nesta quinta-feira, 26/4, a pré-venda da segunda geração do Spectacles, que custa 150 dólares – 20 dólares a mais do que a primeira geração, que custava 130 dólares.

O novo modelo também corrige muitas das reclamações feitas pelos usuários sobre a primeira versão dos óculos, em especial a falta de resistência à água e as baixas velocidades de upload de conteúdo. Mas ele não soluciona o principal problema do Spectacles, que é o fato de ele ser ridículo. E, assim como aconteceu com os smartwatches, precisamos que a Apple venha salvar o dia.

Tecnologia feia

Dê uma olhada no novo Spectacles 2 e não verá muita diferença para a primeira geração. Eles são tão grandes quanto a versão anterior (apesar de levemente mais finos), com câmeras destacadas em forma de bulbo no canto superior de cada lente. As opções de cores Onyx, Ruby e Sapphire são um pouco mais maduras, mas ainda estão bem longe de um par de óculos moderno e elegante. A Snap também fez uma parceria com a Lensabl para oferecer lentes de prescrição no Spectacles 2, mas espero que ninguém com juízo vá atrás disso.

Esse é o maior problema que as empresas enfrentam quando desenvolvem um dispositivo wearable inteligente – normalmente parece que você está usando um pedaço de tecnologia. Para que óculos e relógios inteligentes sejam bem-sucedidos, eles precisam ser produtos elegantes e de bom gosto em primeiro lugar, algo que a Apple conseguiu fazer muito bem com o Apple Watch.

Comentários no Facebook