4 dicas para limpar o seu PC Gamer

Em 8 maio 2018 - 2:26pm por videobes


O excesso de poeira pode prejudicar o desempenho do computador gamer, ainda mais quando há acúmulo de sujeira em componentes importantes da máquina, como coolers, placas eletrônicas e cabeamento. Para evitar danos ao equipamento e garantir uma experiência diferenciada de jogo, Luciano Barbosa, engenheiro da RAWAR, fabricante nacional de computadores de alta performance, apresenta quatro dicas que farão a diferença na limpeza da máquina.

1. Preparação

Antes de iniciar o processo, é necessário desligar o computador para a remoção dos componentes conectados à placa mãe e organizar o cabeamento, verificando a qualidade dos pinos internos, especialmente dos cabos com o conector molex, que podem abrir com facilidade. É importante começar o processo de limpeza de cima para baixo, a fim de evitar possíveis retrabalhos.

2. Coolers e ventoinhas

O primeiro passo é despoluir o ponto de resfriamento. “Deve-se utilizar pincel trincha para retirar o excesso de pó das paletas e da lateral. Com pano úmido, é possível realizar a limpeza do filtro de acabamento, se houver a necessidade”, indica Barbosa.

3. Placas eletrônicas

Para a limpeza das placas mãe, de memória e de vídeo, é necessária a utilização de pincel língua de gato, que garante segurança no processo, uma vez que é compacto. Com delicadeza, passe o pincel em todas as áreas da peça e tome cuidado para não empenar ou forçar os conectores.

Compressores de ar, como opção de limpeza, são altamente prejudiciais ao equipamento, pois a alta pressão do jato pode danificar os coolers, principalmente, o sistema de rolamento. Em casos de higienização de teclados e mouses, os compressores são indicados, porém possuem custo elevado e exigem manutenção frequente.

4. Gabinete

A limpeza deve ser realizada com cautela e paciência, pois todas as peças que sustentam o funcionamento da máquina estão projetadas nessa grande caixa. “Após desencaixar todos os cabos, pegue o aspirador de pó para despoluir as entradas de ar e as partes traseira, frontal e lateral do equipamento. A partir disso, com uma escova de dentes umedecida, é possível remover a poeira dos espaços menores”, conclui Barbosa.

Comentários no Facebook