Saiba como apagar arquivos duplicados no seu aparelho Android

Em 8 maio 2018 - 2:16pm por videobes


Com o tempo, os smartphones Android acabam ficando cheios de diversos arquivos dos quais você não precisa. E eles roubam uma das coisas mais importantes em um aparelho móvel: espaço de armazenamento – além de também poder afetar o desempenho do dispositivo.

Uma maneira de reduzir essa confusão é apagar qualquer arquivo duplicado no celular, como músicas, fotos e outras coisas do tipo. Por isso, preparamos esse guia simples com maneiras simples para fazer isso no seu smartphone ou tablet Android.

Como apagar manualmente os arquivos duplicados?

A maneira mais fácil de remover arquivos duplicados é acessar o seu app de gerenciamento de arquivos (normalmente chamado de Arquivos ou Meus Arquivos) e navegar até encontrá-los. Então normalmente você precisará tocar em menu, configurações, ou selecionar opção (dependendo do aparelho Android que estiver usando) para destacar os arquivos e então selecionar a opção “delete”.

Se você possui apenas alguns arquivos no seu smartphone, então essa é uma maneira totalmente sensata de recuperar espaço no dispositivo. Para quem possui um número maior de arquivos, recomendamos usar um aplicativo – sobre o qual falaremos abaixo.

Qual o melhor app Android para remover arquivos duplicados?

Em vez de ficar navegando por toda a sua biblioteca de arquivos, economize tempo e esforço ao baixar um app que faça isso por você. Existem algumas opções neste sentido na Google Play Store, e recomendamos o Duplicate Files Fixer, uma vez que ele é gratuito e confiável – e já agradou muitos usuários.

Tenha em mente que é sempre importante realizar um backup do seu aparelho antes de sair por aí apagando arquivos, duplicados ou não.

Baixe, instale e abra o aplicativo Duplicate Files Fixer. O próprio app traz um guia rápido de uso, por isso dê uma olhada neste conteúdo ao tocar em “Let’s Go” e então seguir pelas diferentes dicas. Quando terminar, toque em “Got It, Let’s Start”, na parte inferior da tela.

Você então receberá uma solicitação para conceder permissão para que o aplicativo acesse suas fotos, mídias e arquivos, que será necessária para que o app remover os arquivos duplicados. Toque em “Got It” e então será levado para a parte principal da interface.

Aqui você verá diversos tipos de arquivos que o Duplicate Filed Fixer consegue escaenar. Você pode escolher uma mídia específica – Áudio, Vídeos, Fotos ou Documentos. Também há uma opção chamada “Full Duplicate Scan”, na parte inferior da tela, que engloba todos os tipos de arquivos.

Depois que fizer a sua escolha, toque em “Scan Now”. Novamente, você precisará conceder permissão para que o app acesse os arquivos. Por isso, toque em “Allow” e deixe o aplicativo trabalhar.

Assim que a verificação for finalizada, você receberá uma lista compreensiva dos seus arquivos duplicados. Você poderá visualizá-los de forma geral ou deslizar o dedo para a esquerda para navegar pelos tipos individuais de arquivos.

Cada arquivo duplicado é listado com o original, mas você verá que apenas um deles está selecionado. Não deixe de verificá-los para garantir que não tenha acontecido nenhum erro durante a verificação.

Quando estiver satisfeito com as seleções, você terá duas escolhas: “Delete Now” ou “Backup Now”. A segunda opção abrirá a Google Play Store e mostrará uma lista de aplicativos de backup. Você pode fazer isso se quiser, mas por enquanto vamos focar em remover os arquivos.

Toque em “Delete Now” e depois confirme a decisão. O aplicativo irá remover os arquivos em questão. Uma vez que o processo for finalizado, será aberta uma janela te dizendo a quantidade de espaço que foi liberada/economizada com a remoção desses arquivos

Comentários no Facebook