Saiba como habilitar o recurso Messages in iCloud no iPhone ou iPad

Em 30 maio 2018 - 1:58pm por videobes


Quase um ano após ter sido anunciado, o Messages in Cloud está finalmente disponível. Tudo que você precisa para habilitar o recurso é atualizar o seu iPhone ou iPad para o iOS 11.4, liberado nesta terça, 29/5.

Você certamente vai querer habilitar essa funcionalidade, uma vez que ela melhora o recurso “meia boca” que era a única opção nas versões anteriores do app. Antes, se você estivesse logado com a mesma Apple ID no iPhone e no iPad, então os aplicativos Messages de cada aparelho apenas mostrariam as novas mensagens ao mesmo tempo. À medida que você respondia aos seus contatos, cada dispositivo atualizava as conversas ao mesmo tempo.

Mas esse método tinha grandes limitações. Os aparelhos precisavam estar ligados e conectados com a Internet; se um deles estivesse off-line, então não receberia as mudanças de mensagens dos seus outros dispositivos. E se você apagasse uma conversa – digamos, uma lista de códigos de autenticação de dois fatores – ela só desapareceria do aparelho que você estivesse usando naquele momento.

O Messages in iCloud resolve tudo isso. Ele armazena todas as suas mensagens (iMessages e SMSs), incluindo anexos e imagens, na sua conta do iCloud e sincroniza os conteúdos entre os seus aparelhos. Assim todos os seus dispositivos sempre terão os estados mais recentes das mensagens. Se você apagar uma conversa, ela será deletada em todos os lugares. Caso você configure um novo aparelho, ele terá todo o seu histórico de mensagens do Messages.

E se você está preocupa com a segurança das suas informações, vale notar que a Apple garante que todas as suas iMessages, incluindo arquivos e fotos, ainda são criptografados de ponta a ponta.

Nota: o Messages in iCloud também chegará ao macOS com o update 10.13.5, que ainda não foi lançado pela Apple.

Como habilitar o Messages in iCloud

Primeiro, você precisará ter o iOS 11.4 (ou versão mais recente) no seu iPhone ou iPad.

Nas versões beta do iOS antes do iOS 11.4, você recebia uma solicitação para habilitar o Messages in iCloud na primeira vez que abrisse o app Messages depois de fazer a atualização.

Essa solicitação parece ter sumido na versão final do iOS 11.4. Em vez disso, será preciso acessar as configurações do sistema. Abra o app Ajustes, toque nas configurações de iCloud e Apple ID (seu nome e foto); toque em iCloud. Habilite a opção Messages.

Primeira sincronização

Você precisará estar com o aparelho ligado na tomada e conectado em uma rede Wi-Fi para fazer a sincronização do histórico do Messages pela primeira vez.

Isso porque pode ser que tenha muitos dados para transferir, e a Apple não quer acabar com a sua bateria (ou plano de dados) neste processo. Após a sincronização inicial, tudo deverá ficar sempre atualizado desde que você esteja conectado com a Internet.

Comentários no Facebook