5 dicas para não pisar na bola e prejudicar sua imagem nas redes sociais

Em 25 jun 2018 - 2:43pm por videobes


Para além da socialização e entretenimento, redes sociais se tornaram fontes de informação – ou desinformação – e uma espécie de fórum público onde pessoas compartilham suas opiniões e reflexões.

Entretanto, há que se refletir sempre sobre o meio, a mensagem e o interlocutor, tendo em vista que na internet não é possível prever o alcance e controlar a audiência. No final do dia, somos aquilo que pensamos e expomos e, assim como a palavra falada, não tem como voltar atrás do que foi publicado – apesar das possíveis edições. E o que você faz e publica na internet pode influenciar a sua vida profissional.

Com as recentes polêmicas nas redes sociais envolvendo brasileiros, o especialista em comunicação digital da Imagem Corporativa, Gabriel Falcione, refletiu sobre o tema e separou 5 principais cuidados para os internautas não se arrependerem e não mancharem a reputação de suas carreiras. Confira a seguir:

1. Alcance

A primeira coisa a se pensar antes de emitir qualquer opinião é que as redes sociais foram feitas para gerar visibilidade rapidamente para um post, a famosa viralização. Dentro de meia hora, por exemplo, aquele comentário aparentemente inofensivo pode ser lido – e descurtido – por milhares de pessoas.

2. Comportamento

Usar o poder das redes sociais para compartilhar visões de mundo anacrônicas e preconceituosas, como machismo e homofobia, é a maneira mais rápida e garantida de passar vergonha e, em alguns casos, perder o emprego.

3. Lembre-se do print screen

Este é o recurso mais poderoso na hora de gerar repercussão negativa para algum post. Por mais que a pessoa apague a publicação depois de perceber que mandou mal, alguém certamente já fez um print, tornando aquele deslize praticamente eterno.

4. Álcool vs Celular

O celular pode ser um aliado na hora da bebedeira apenas para chamar um táxi para voltar para casa. Gravar vídeos, áudios de WhatsApp e postar fotos com umas doses a mais na cabeça é a senha para cometer algum deslize imperdoável.

5. Tanto na vida pessoal quanto na profissional

Não existe essa coisa de rede social profissional e rede social pessoal. Você é uma única pessoa e seus chefes, parceiros comerciais e sua rede de contatos irão julgá-lo pelo seu comportamento não apenas no LinkedIn mas também em outras redes sociais. Fique esperto.

Comentários no Facebook