Mais de 90% dos brasileiros usam smartphones para pesquisar viagens

Em 13 jun 2018 - 2:11pm por videobes

A maior parte dos brasileiros tem o smartphone como um aliado importante na hora de se preparar para uma viagem, segundo uma nova pesquisa feita pela MindMiners a pedido do PayPal.

Segundo o levantamento intitulado Jornada do Viajante, nada menos do que 94% dos brasileiros usam o smartphone para realizar pesquisas sobre o seu destino das férias – já os notebooks/desktops foram citados por 82% dos entrevistados.

Como esperado, passagens e hospedagem são os itens mais buscados pelos usuários, com alimentação e passeios aparecendo em seguida. A locação de veículos aparece por último na lista de preocupações em pesquisas on-line dos viajantes.

Locais de busca

Conforme a pesquisa da MindMiners, mais da metade (53%) dos viajantes que buscam informação sobre passagens aéreas na web fazem isso por meio de sites de busca, enquanto que 41% procuram os melhores preços diretamente em sites de compra de passagem – e 27% acessam os sites das próprias empresas aéreas.

Na hora de pesquisar por hospedagem, a tendência é parecida, com os sites de busca liderando, seguidos por páginas de compra direta – mas com números um pouco diferentes: 64% dos entrevistados dizem procurar informação em sites de busca; 37%, em sites de compra direta de hospedagem; e 13% nos sites das próprias empresas (hotéis, hostels e pousadas, entre outros).

Compras

E os brasileiros não usam a Internet apenas para fazer buscas sobre a viagem. Isso porque cerca de dois terços dos entrevistados (64%) afirmaram que também contratam os serviços em questão por meio das ferramentas on-line, sem intermediários como agências especializadas.

O cartão de crédito ainda é o principal meio de pagamento dos brasileiros na hora de pagar pelos itens da viagem. Mas a pesquisa aponta que as carteiras digitais, como PayPal, vem ganhando espaço: 51% dos entrevistados já usaram ou estão propensos a usar soluções desse tipo.

Metodologia

O estudo foi realizado de forma 100% online e recebeu informações de turistas brasileiros das classes ABC e de todas as regiões do País durante o mês de maio de 2018.

Comentários no Facebook