Brasileiros são as principais vítimas de golpes de phishing no mundo

Em 16 ago 2018 - 2:13pm por videobes

O Brasil é o líder mundial em ataques de phishing, segundo dados divulgados nesta semana pela Kaspersky durante a sua Semana de Cibersegurança.

De acordo com a empresa de segurança, 23% dos internautas brasileiros sofreram com o golpe pelo menos uma vez em 2018. O percentual é mais baixo do que o registrado no ano passado, quando foi de aproximadamente 30%, mas ainda é alto o suficiente para manter a ingrata primeira colocação no ranking.

De forma geral, a Kaspersky bloqueou quase 37 milhões de ataques de phishing na América Latina em 2017. Para efeito de comparação, já foram mais de 40 milhões apenas entre janeiro e julho deste ano.

Conforme destaca o analista-sênior de malware da Kaspersky, Fabio Assolini, quase 60% dessas tentativas de golpe simulam mensagens de instituições financeiras – o objetivo dos criminosos é roubar credenciais de acesso e dados dos usuários.

Em seu comunicado sobre o assunto, a companhia também destaca que os golpistas vêm buscando diversificar os ataques de phishing. Se o e-mail era maior anteriormente, hoje esses ataques chegam aos usuários de diversas formas, incluindo SMS, redes sociais, anúncios no Google e WhatsApp.

Comentários no Facebook