Como fazer um logo para a sua loja virtual?

Em 6 ago 2018 - 11:08am por videobes

Se você quer criar um bom logo para loja virtual, é porque sabe da importância dessa peça de comunicação para o seu negócio dar certo. E no caso de logos para e-commerce, essa importância aumenta ainda mais.

Porquê? Por que além de todas as funções que normalmente envolvem a criação de um logo, no caso de lojas virtuais é importante criar uma peça que atenda a todos os requisitos de um site responsivo, isto é: capaz de abrir normalmente em qualquer tipo de dispositivo móvel e desktops.

Portanto, um logotipo de loja virtual não deve ter excesso de detalhes que tornem a leitura difícil em telas pequenas, deve ser leve e seguir as últimas tendências de design também, para parecer bem atual.

Veja algumas recomendações na hora de criar um bom logo para loja virtual:

Objetivos ao criar um logo para loja virtual

Identificar sua marca para o público.
Proteger sua loja, marca e produtos de cópias ou plágios.
Deixar claros os diferenciais de sua empresa.
Posicionar sua marca nos corações e mentes de seu público.
Agregar valor intangível à marca.
Facilitar a identificação de sua empresa em outras sites, mídias e até no PDV, se for o caso.
Aumentar a lealdade à marca.
Estimular a repetição de compra.
E para atingir esses objetivos, é preciso seguir algumas regras básicas na criação de logos, dê uma olhada:

Estas 4 regras são só o início de uma longa jornada rumo à criação de um logotipo para loja virtual. Mas são muito importantes, confira:

1. Originalidade
Seu logo tem que ser único, exclusivo e, de preferência, diferente de tudo que há por aí, principalmente de empresas concorrentes. E no caso de logotipos muito famosos, mesmo de empresas de ramos bem diversos de sua loja virtual, ele deve se diferenciar também. Não há sentido em confundir o consumidor apresentando um logo que não identifica sua marca como única. Por isso, quando dizemos para seguir tendências de design, isso não significa copiar ninguém. Outra dica: cuidado com modismos passageiros, seu logo tem que ter uma vida útil razoável antes da primeira atualização.

2. Fácil de lembrar
Nada de logos mega complicados, cheios de firulas e detalhes que fazem as pessoas não identificarem uma unidade nele. O logo para loja virtual deve ser simples sem ser simplório! Pense em algo que seja marcante. Veja o exemplo do logo da Nike. Um tracinho curvo inclinado, mas todo mundo se lembra dele na hora!

3. Fácil de reconhecer
Na mesma linha da regra anterior, esta é um alerta para o fato de que as vezes sua marca fica confusa. Isso acontece muito com logos de cervejarias, principalmente as artesanais. Todas acabam usando os mesmos elementos: sementes de cevada, barris, faixas vermelhas com letras góticas, imagens de campos cultivados, tudo isso dentro de uma moldura oval. No final, fica difícil reconhecer e diferenciar uma marca da outra.

4. Fácil de reproduzir
Esta é uma dica mais técnica: um logotipo, mesmo de loja virtual, terá que ser reproduzido em diversas mídias e tamanhos. Por isso, é importante evitar imagens em baixa resolução, volumes e texturas difíceis de imprimir, tipografias pequenas e outros detalhes de difícil reprodução.

Comentários no Facebook