FBI alerta bancos sobre possível golpe global contra caixas eletrônicos

Em 15 ago 2018 - 1:26pm por videobes


O FBI alertou bancos sobre um possível ataque global de cibercriminosos contra caixas eletrônicos (ATMs) nos “próximos dias”, segundo informações publicadas primeiro pelo blog de segurança Krebs on Security e depois em reportagens da CNN e do The Verge.

“O FBI obteve informações não especificadas indicando que cibercriminosos estão planejando um golpe global de saques em Automated Teller Machine (ATM) nos próximos dias”, afirma o aviso enviado pela agência dos EUA aos bancos na última sexta-feira, 10/8, conforme o Krebs on Security.

De acordo com o blog, o ataque funcionaria da seguinte forma: os criminosos comprometem o banco ou operadora do cartão com malware para poder ter acesso aos números do cartão dos clientes – os golpistas também aproveitariam para alterar os extratos das contas e os limites de saque dos caixas a partir deste acesso.

Feito isso, então seria o momento de enviar os dados dos cartões para cúmplices imprimirem essas informações em cartões com faixas magnéticas que podem ser reutilizadas – o FBI destaca o uso de “gift cards” que podem ser comprados em lojas de conveniência e redes varejistas.

Com os cartões falsos em mãos, os criminosos então fariam saques nos caixas eletrônicos em uma hora coordenada – mais provavelmente no final de semana, quando os bancos fecham.

“O FBI espera que a onipresença desta atividade continue ou possivelmente cresça no futuro próximo”, afirma o alerta em questão, em que a agência do governo dos EUA também pede que os bancos revisem seus procedimentos de segurança para evitar novos golpes desse tipo.

Comentários no Facebook