Novo golpe no WhatsApp usa suposta promoção do McDonald’s para atrair vítimas

Em 30 ago 2018 - 2:33pm por videobes

A Kaspersky Lab identificou uma nova campanha maliciosa que faz uso do logo do McDonald’s para se espalhar pelo WhatsApp e atrair vítimas. Segundo a empresa de cibersegurança, o golpe oferece supostos cupons gratuitos para celebrar o 78º aniversario da rede de lanchonetes. Após clicarem no link, os usuários são direcionados para uma página informando que foram selecionados para participar da pesquisa do McDonald’s e receber um cupom para dois combos da sua escolha.

Como em ataques anteriores, a campanha utiliza um tema popular e da engenharia social para se propagar. Na mensagem, a vítima recebe um link malicioso para clicar, que a direciona para uma página que informa quantos cupons restam e o passo a passo para receber o seu.

Imediatamente após compartilhar o link com seus contatos no WhatsApp, o site fraudulento pode, por meio de uma série de redirecionamentos, encaminhar o usuário para sites que oferecem serviços premium, instalação de aplicativos legítimos no sistema pay-per-install, direcionamento para sites cheios de propaganda ou mesmo oferecer a instalação de um aplicativo malicioso.

O domínio em questão utilizado no golpe (mobez.info) já foi utilizado anteriormente para hospedar outras campanhas maliciosas disseminadas via WhatsApp. A Kaspersky Lab informou que identificou a campanha maliciosa por meio de seus produtos, mas que não registrou ainda vítimas do caso.

Comentários no Facebook