Apple revela novos iPhones XS e XS Max; conheça os modelos

Em 12 set 2018 - 6:28pm por videobes


Como já era esperado, a Apple revelou nesta quarta-feira seus novos modelos de iPhone: o iPhone XS e seu versão maior, o XS Max. A data de lançamento ainda não foi confirmada, mas eles deverão aumentar a contagem de 2 bilhões de dispositivos com iOS vendidos no mundo todo até hoje.

Os dois modelos têm resistência à água e poeira com certificação IP68 e estarão disponíveis em três cores: space gray (cinza escuro), cinza e dourado. O modelo menor têm tela OLED de 5,8 polegadas, enquanto o maior usa a mesma tecnologia, mas tem 6,5 polegadas. Ambos têm resolução de 2.436 x 1.125 pixels, suporte a HDR e taxa de atualização de 120 Hz, como um monitor gamer.

Sobre o design, os modelos têm os tamanhos já previstos nos vazamentos das últimas semanas e mantém o visual do atual iPhone X. Ou seja, a tela ocupa quase toda a frente, com exceção de bordas mínimas e de um entalhe no alto, que carrega os sensores de reconhecimento facial (Face ID). Nada de botão Home e leitor de digitais. Os modelos também são os dois primeiros iPhones com som estéreo.

Por dentro dos iPhones

Apesar das diferenças externas, os dois modelos têm um novo processador A12 Bionic, feito já com o processo de fabricação de 7 nanômetros e usando 6,9 bilhões de transistores.

A Apple garante que a CPU é até 15% mais rápida e 40% mais eficiente do que a do atual A11 Bionic usado no iPhone X, o que deve garantir fluidez em aplicações pesadas lançadas no futuro. São seis núcleos de processamento computacional e mais quatro de GPU, para gráficos.

O chip conta com uma engine neural capaz de processar até 5 trilhões de operações por segundo e dá suporte a até 512 GB de capacidade de armazenamento.

Em termos de câmeras, atrás, os modelos têm duas lentes com sensores de 12 megapixels, uma telefoto com zoom óptico de 2x e outra grande-angular, que captura uma porção maior de uma cena, com abertura f/1.8. O par conta com estabilização ótica de imagem (OIS) e é capaz de capturar vídeos em 4K com som estéreo. Já na frente, a lente tem sensor de 7 megapixels com abertura f/2.2.

A Apple melhorou o sistema de retratos do conjunto, aprimorando por software o efeito bokeh (desfoque no segundo plano). É possível, inclusive, alterar a profundidade de campo depois que a foto é capturada no app de galeria dos novos iPhones.

Os dois modelos têm bateria com 30 minutos a mais de duração do que a do iPhone X e, como esperado, suporte a dois chips de operadora (dual-SIM). Mas calma, com diferenças: na China, o suporte será a dois chips físicos; em outros países (ainda não especificados), será a um chip físico e a um eSIM, uma tecnologia que nem todas as operadoras ainda oferecem.

Software

Os aparelhos já virão de fábrica com o iOS 12, que traz algumas boas mudanças em relação à versão anterior do SO. Abordamos a maior parte delas durante o anúncio, na WWDC. Confira aqui.

A Apple aprimorou o suporte a realidade aumentada dos iPhones com ajuda do software melhorado do ARKit 2. Há, inclusive, um app de basquete que se aproveita das novas funcionalidades, o HomeCourt, e uma versão “renovada” do clássico jogo de naves, “Galaga AR”.

Comentários no Facebook