Firefox bloqueará automaticamente rastreadores de anúncios

Em 3 set 2018 - 2:24pm por videobes

A Mozilla disse na última semana que o seu navegador Firefox em breve começará a bloquear automaticamente algumas tecnologias de rastreamento de anúncios que a empresa alegou ter impacto no desempenho de carregamento de páginas e nos chamados “shadow users” onde quer que eles estejam.

“Em um futuro próximo, o Firefox protegerá os usuários, bloqueando o rastreamento”, escreveu Nick Nguyen, principal executivo da Mozilla em um post no blog da empresa.

A Mozilla adicionou o que apelidou de “Proteção de Rastreamento” ao Firefox 57, também conhecido como “Quantum”, no ano passado. Desde então, o recurso permaneceu como opt-in, o que significa que as pessoas devem ativá-lo manualmente a partir do recurso “Preferências” do navegador, se quiserem usá-lo.

Quando ativada, a Proteção contra rastreamento bloqueia uma ampla variedade de conteúdo, não apenas anúncios, mas também rastreadores in-page que sites ou redes de anúncios implantam para seguir usuários de um site para outro.

Esses rastreadores são a razão pela qual um anúncio de roupas de uma marca específica, por exemplo, aparece onde quer que o usuário vá depois de ter visitado a seleção de roupas no site do vendedor. No marketing, a técnica é chamada de “Campanha de Remarketing”. Vale lembrar que a Mozilla havia introduzido o Tracking Protection em seu modo de navegação privada em novembro de 2015, mas esperou até dois anos para adicioná-lo ao navegador de forma geral.

Comentários no Facebook