Amazon cria função de reconhecimento facial para detectar imigrantes

Em 25 out 2018 - 3:02pm por videobes

A Amazon ofereceu em junho sua tecnologia de reconhecimento facial — capaz de identificar pessoas a partir de imagens de vigilância usando bancos de dados de imagens — como ferramenta para o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês), o que mostra que a Amazon continuou ofertando o software a agências de segurança em meio a críticas de funcionários da empresa e de grupos de defesa das liberdades civis.

Funcionários da unidade de computação em nuvem Amazon Web Services se reuniram com a agência federal na Califórnia para apresentar suas ferramentas de inteligência artificial, segundo e-mails obtidos pela organização sem fins lucrativos Project on Government Oversight.

Entre essas ferramentas estão a Rekognition, que usa inteligência artificial para identificar pessoas rapidamente em fotos e vídeos. O software permite que as autoridades policiais monitorem pessoas a partir de câmeras em lugares públicos. A União Americana pelas Liberdades Civis criticou em maio o uso da tecnologia pelos departamentos de polícia do Oregon e da Flórida, afirmando que ela ameaça os direitos civis.

A notícia de que a tecnologia está sendo analisada por autoridades federais de imigração foi divulgada primeiro pelo The Daily Beast, na terça-feira.

A Amazon compartilhou detalhes sobre a Rekognition e outras ferramentas em um “dia de treinamento” patrocinado pela McKinsey com participação de outras empresas de tecnologia, disse uma porta-voz da Amazon em comunicado.

“Como costumamos fazer, fizemos acompanhamento com clientes que estavam interessados em aprender mais sobre como usar nossos serviços”, disse a porta-voz. “O Serviço de Imigração e Alfândega foi uma das organizações com as quais houve discussões de acompanhamento.”

Comentários no Facebook