Facebook lança Portal, um alto-falante inteligente equipado com câmera

Em 8 out 2018 - 3:54pm por videobes


Em meio a vazamentos massivos de dados, o Facebook renovou sua aposta para estar mais próximo de seus usuários. Nesta semana, a companhia está lançando um novo alto-falante inteligente equipado com câmera e microfone. São dois dispositivos controlados por voz que, segundo a companhia, são otimizados para videoconferências.

Chamados de Portal e Portal Plus, os alto falantes inteligentes trazem telas do tamanho de um tablet e se assemelham ao Echo Show, da Amazon. Para se distanciar da sua concorrência já, digamos, sólida no mercado de speakers, o Facebook aposta na realidade aumentada e na inteligência artificial para tornar as videoconferências, digamos, mais facilitadas e mais divertidas, já que permite acrescentar stickers popularizados pelo Snapchat.

Em resumo, aqueles que tiverem os dispositivos podem usá-los para reproduzir música do Spotify, vídeos do Facebook Watch e conversar com outros usuários que tenham o Portal.

Por que isso importa

É a primeira vez que o Facebook coloca um hardware no mercado sob sua própria marca. Mas talvez não seja o timing mais apropriado para a companhia introduzir um dispositivo equipado com câmera e microfone na sala de seus usuários. O que se sabe é que a companhia atrasou o lançamento do Portal após o escândalo da Cambridge Analytica. Entretanto, recentemente se descobriu outro vazamento massivo do Facebook que afetou 50 milhões de usuários.

O Portal foi desenhado para facilitar as chamadas em vídeo ao colocar uma câmera grande angular capaz de identificar seu corpo, rastreando você enquanto você se movimenta pela sala. Segundo o Facebook, se várias pessoas estiverem na sala, a câmera usará sua lente grande angular para colocar todo mundo na tela. Se houver apenas uma pessoa, a câmera irá dar zoom para focar apenas no rosto do interlocutor. A ideia, diz o Facebook, é que o Portal torne as conversas por vídeo “mais naturais”, uma vez que você não precise se preocupar em mover a câmera ou ficar prostrado frente a ela.

Os dois novos dispositivos vêm com uma proteção para a câmera e um botão que desliga completamente a câmera e o microfone, uma indicação de que o próprio time de produto do Facebook reconhece que a companhia possui um déficit de confiança entre seus consumidores.

Não há recursos para gravar vídeo no Portal, mas vale dizer que graças à integração com o Alexa, o dispositivo sempre estará ouvindo você para iniciar as ligações. Ou seja, o Facebook estará coletando dados de voz. Os aparelhos começam a US$ 199 para a versão Portal e US$ 349 para o Portal Plus.

Entretanto, o Facebook Portal não permite usuários navegarem na Internet, tampouco navegar no YouTube. A questão que fica aqui é – você precisa de outro dispositivo apenas para conversar com os seus amigos do Facebook? Afinal, você já pode fazer isso em um laptop ou no seu telefone.

Comentários no Facebook