Riscos de compartilhar a senha do wi-fi

Em 22 out 2018 - 8:53pm por videobes

Se você é daquelas pessoas que compartilha sua senha de wi-fi, saiba que você pode estar correndo um grande risco de parar na justiça caso o seu conhecido comenta algum crime utilizando a sua internet.

Caso uma pessoa se conecte a uma plataforma usando dados ligados a sua identidade virtual, presume-se que você é a titular daquele registro. O grande perigo, é que a partir do momento em que você libera o uso da sua internet para um conhecido, se torna responsável pelos atos cometidos por essa pessoa. Casos assim são mais comuns com empresas, mas já houve quem cedeu a sua conexão e foi acusado ”injustamente” de compartilhar pornografia infantil por exemplo.

Dados coletados pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), apontam que aproximadamente 20% dos domicílios no país só se conectam à internet graças ao vizinho, sendo o wi-fi acessado.

Caso você tenha emprestado a senha para um vizinho e não tem certeza que ele possa estar ainda utilizando sua internet, o Google Play e Apple Storie disponibilizam gratuitamente o aplicativo Fing, que detecta a presença de usuários conectados a sua rede.

Vale lembrar que, se alguém realmente estiver utilizando seu sinal de rede sem sua permissão, está cometendo um crime previsto no Código Penal, no parágrafo 3º do artigo 155. Nesse caso, o correto é informar uma autoridade policial e preencher um boletim de ocorrência sobre o fato ocorrido.

Comentários no Facebook