Presença mobile impulsiona empresas e torna-se indispensável

Em 19 nov 2018 - 1:39pm por videobes


O smartphone tornou-se um acessório cada vez mais frequente na vida das pessoas. Hoje em dia, é impossível não encontrar alguém que, em alguma via, no metrô, ou até na mesma sala que você, não esteja conectado com ele. O dispositivo está tão atrelado no cotidiano das pessoas, que governos estão buscando medidas para que os distraídos não sofram acidentes. O que isso sinaliza para empresas de cunho jornalístico?

A oportunidade de se comunicar e fidelizar esse usuário cada vez mais fiel ao mundo mobile.

Uma pesquisa da Avazu, que cobriu especificamente o Brasil, mostrou uma tendência de crescimento de usuários de internet e os adeptos ao smartphone.

Segundo o estudo, no ano de 2015, dos 332 milhões de usuários de internet da América Latina, 114 milhões eram brasileiros, ou seja, cerca de um terço do total. Para o ano de 2020, estima-se ainda mais o crescimento de usuários de internet e de internet móvel no Brasil, comparando-se ao crescimento na América Latina em geral que mostra uma tendência de desaceleração.

Os brasileiros serão 144 milhões de usuários de internet dentro dos 414 milhões na América Latina, repetindo, assim, 1/3 do total no continente.

Quais os apps favoritos do brasileiro?

Já o “Panorama Mobile Time/Opinion Box — Uso de apps no Brasil”, que levou em consideração entrevistas no primeiro trimestre de 2017, mostrou como o brasileiro tem usado os apps.

Realizada pela parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box, a pesquisa teve participação de 1.904 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone.

Veja alguns dados revelados sobre o uso de apps pelos brasileiros:

– De acordo com a pesquisa, aproximadamente 30% dos internautas brasileiros com smartphone declaram ter instalado e desinstalado um aplicativo nas últimas 24 horas.
Se considerados os últimos 30 dias, o percentual sobe para cerca de 80%;

– O WhatsApp, embora continue sendo o app mais presente na homescreen (tela inicial) do brasileiro, vem gradativamente perdendo esse espaço. Em abril de 2016, ele estava presente na primeira tela de 78,3% dos smartphones de internautas do País. Em novembro de 2016, caiu para 72,9% e agora está em 66%. Foi a maior queda registrada na pesquisa;

– Ao mesmo tempo, outros apps da empresa de Mark Zuckerberg cresceram;

– Merece especial atenção o Facebook, que subiu de 49% para 57,4% em seis meses.

Chance para veículos de informação

Como é possível perceber nas pesquisas, os brasileiros estão conectados e fidelizados com certos apps. Os de redes sociais e os de comunicação instantânea são os favoritos. Dentro desses apps, é muito comum que notícias e artigos de cunho jornalístico sejam constantemente compartilhados ou comentados entre seus usuários.

Para os portais de revistas e jornais, o engajamento mobile representa uma enorme oportunidade para atração e fidelização do leitor. Com a comunicação se tornando mais acelerada, ignorar esse meio é desperdiçar boas chances. Investir em aplicativos é o caminho mais seguro para empresas que desejam ampliar sua audiência.

Tecnologia ao alcance de todos

Tempos atrás, quando se falava no uso de mobile apps (aplicativos móveis) esse tema era tratado como artigo de luxo que só estava no orçamento de poucas organizações, principalmente, as maiores.

Atualmente, o investimento em uma estratégia mobile ficou mais acessível e passou a ser uma necessidade empresarial. Com a presença em dispositivos móveis que já estão consolidados como favoritos dos brasileiros, as empresas conseguem competir em pé de igualdade com seus concorrentes, mesmo gigantes, evitando a perda de oportunidades.

Nos dias de hoje, é possível ir além de dizer que a presença mobile é somente uma estratégia. Ela tornou-se indispensável.

A Mundiware, empresa de tecnologia especializada em sistemas digitais para jornais, oferece a criação de apps ideais para a publicação e disseminação de postagens aos usuários. Isso garante ainda mais segurança e credibilidade para a empresa jornalística, além da possibilidade de aumento da audiência fidelizada.

O serviço FastNews, desenvolvido pela empresa, é ideal para o jornal ou revista apresentar conteúdo próprio e original de forma instantânea aos seus usuários. O aplicativo disponibiliza diversos benefícios para os leitores e ainda apresenta o push como ferramenta de acionamento para o leitor. Tudo prático e dinâmico, como a informação deve ser difundida em smartphones.

Com o sistema FastNews App, é possível que o app da sua empresa:

– Envie push ao seu leitor das principais notícias ao longo do dia;

– Dê liberdade ao seu usuário de enviar sugestões de pauta e conteúdo direto do aplicativo;

– Rentabilize com anúncios exclusivos para o seu APP.

Comentários no Facebook