Novo site utiliza Inteligência Artificial para criar rostos falsos

Em 19 fev 2019 - 5:52pm por videobes

Um novo site chamado ThisPersonDoesNotExist (EssaPessoaNãoExiste, em tradução livre) vem chamando a atenção ao usar Inteligência Artificial (AI) para criar rostos que não existem de forma rápida e simples. As informações são do The Verge.

O funcionamento é simples: basta acessar o endereço ThisPersonDoesNotExist.com. A cada vez que o site é atualizado, um novo rosto falso é então mostrado para o usuário – e os resultados chamam a atenção por serem bastante realistas.

Criada pelo engenheiro de software do Uber, Philip Wang, a página utiliza uma pesquisa publicada no final de 2018 pela fabricante de chips Nvidia, que permite a criação infinita de retratos falsos a partir do uso de um algoritmo.

Esse algoritmo, que é treinado com uma grande quantidade de imagens reais, utiliza um tipo de rede neural conhecida como GAN (generative adversarial network), introduzida inicialmente em 2014.

Em entrevista ao site Vice Motherboard, Wang destaca ainda que “a maioria das pessoas não entende como as Ais serão boas em sintetizar imagens no futuro”.

Comentários no Facebook