India abre investigação contra Google por supostas práticas anticompetitivas

Em 13 maio 2019 - 2:12pm por videobes

O Google estaria sob investigação da Comissão de Concorrência da Índia (CCI) por supostas práticas antitrustre acerca do Android. Segundo informações da Reuters, o país teria começado a explorar a questão no ano passado antes de chegar a uma decisão em abril para iniciar uma investigação completa.

Uma vez que o pedido da CCI não é público, os detalhes sobre a investigação são mínimos, mas segundo a Reuters trata-se de uma ação semelhante a da União Europeia, que afirmou que o Google usou a posição dominante do Android e da Play Store para empurrar o Google Busca sobre os concorrentes. A multa neste caso atingiu os US $ 5 bilhões.

Em 2017, a gigante da internet também recebeu uma multa de US $ 2,7 bilhões da UE por violar leis antitruste, manipulando resultados de busca de compras e uma outra multa antitruste de US $ 1,7 bilhão sobre os contratos do Google AdSense no início deste ano.

Na Europa, após as multas, o Google afirmou que daria aos usuários do Android opções mais claras de navegadores e mecanismos de pesquisa em seus dispositivos.

No caso da Índia, a Reuters observa que a investigação deve levar cerca de um ano e que não está claro se a comissão em questão tem interesses antitruste diferentes relacionados ao Android. É possível que o Google possa implementar políticas semelhantes na Índia, dependendo dos resultados da investigação.

Comentários no Facebook